Minha letra + Caderno de Caligrafia

Queremos paz.
Você pode 
plantar a semente 
da paz.
O mundo será feliz.

O lixo jogado
em qualquer 
lugar pode causar
enchentes.
Devemos respeitar o
meio ambiente.
Alguns de meus cadernos de caligrafia. 

Essa é minha letrinha quando escrevo devagar.

Uma coisa com relação a minha pessoa que não gosto é de minha letra. Acho que ela não combina comigo. E não é coisa recente. Lembro-me que na escola eu admirava demais as letras lindas de minhas amigas, tentava fazer igual ou parecido e não conseguia. Ela não é feia, é desproporcional, talvez. Não sei bem o nome pra esse tipo de coisa.

Admiro demais quem tem uma linda e caprichada caligrafia. Aquelas iguais as das professoras do meu tempo de escola.
Eu nunca vi uma pessoa com caligrafia bonita aqui. Todos os professores que tive são donos de caligrafias muito feias.Um dia eu perguntei a uma professora e ela me explicou que nas escolas daqui eles não dão importância a isso, e sim ao aprendizado do aluno.
Pra vocês terem uma ideia, eu procurei caderno de caligrafia aqui em todos os lugares possíveis e não encontrei. Achei um Kit que ajuda a melhorar a letra, mas lá do Reino Unido, e ainda não usei.

Esses cadernos acima foram enviados por minha amiga Valéria que é educadora. Já falei dela aqui muitas vezes e vou falar muitas outras, pois desde que aqui cheguei foi a pessoa que me manteve atualizada na leitura em Português com todo o material que me envia pelo correio.

Eu havia relaxado um pouco com meus exercícios nos cadernos de caligrafia, mas depois de ver minha letra horrorosa de esquisita nas etiquetas das embalagens de Tic Tac organizadores de sementes, retornei rapidinho. Acho que já vivi mais da metade de minha vida, mas eu não quero morrer sem conseguir escrever com uma letra bonita. Risos Dizem que nunca é tarde para qualquer aprendizado, então, continuarei perseverando.

Isso também é por vários motivos. Um deles é que passei mais de vinte anos trabalhando como Secretária, e escrevia muito pouco. A E quando escrevia, eram garranchos. Isso porque quando chefe falava, eu rabiscava  pra não esquecer o que ele dizia. Nisso, não tinha como fazer letrinha bonita .kkkk Eram riscos ou tudo abreviado, mas eu entendia até um pingo.  Aí de mim se não entendesse. Risos
Tudo era informatizado. Na agenda manual eu escrevia com lapiseira. Até que minha letra não é tão feinha quando escrevo à lápis, mas à caneta. Misericórdia!

Vocês acreditam que até caneta Bic escrita fina a Valéria manda pra mim? 
Já vou logo respondendo: aqui têm canetas sim, todas que vocês possam imaginar e até da mesma marca, mas não eu não gosto das pontas. Risos.

Eu planejava contar como fiz as etiquetas do post anterior, mas vão ficar muitos assuntos misturados. Falo sobre isso no próximo post. Tá bom assim?

Sejam sinceros, por favor! Vocês acham que fiz os exercícios direitinhos? Será que ainda consigo aprender? Vocês estão rindo de mim só porque eu estou fazendo exercícios de crianças? Risos

Não contem pra Valéria, mas eu apaguei várias vezes pra treinar. Rs

As frases do caderno não foram escolhidas de propósito. Quando abri, encontrei essas lindas frases que servem de incentivo para a paz e cuidados com o meio ambiente.

O hábito da escrita vem caindo por causa do uso do computador na área de ensino. O que vocês acham disso? Será que a escrita cursiva será lembrada no futuro como registro do passado em arquivo digital?

Uma linda e abençoada semana!

32 comentários:

  1. Lucinha, quando lecionava escrevia no estilo cursivo, porque a criança copia e imita sua letra, porém com o tempo o aluno vai criando a sua própria personalidade na escrita, acho isto muito interessante, ser bonito não quer dizer que tem que ser redondinha certinha.

    A sua lição está perfeita e não achei a sua caligrafia feia, ao contrário...

    Tenha uma semana iluminada!

    Bjooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucinha,
    As pessoas exigentes costumam cobrar de si próprias tanto ou mais do que fazem com os outros, e prestam atenção a detalhes que a outros olhos passam despercebidos, ou que são considerados irrelevantes. E isso exige mais trabalho rsrsrssrsrs

    Mas, muito francamente, Lucinha! Não concordo com sua opinião acerca da coitada da sua letra. Tadinha! Pobre da letra, mal amada e incompreendida!
    Você acredita realmente que qualquer pessoa escrevendo rápido, consegue fazer letra mais caprichada? Eu acho que não, mas tudo é possível...
    Vou te confessar: eu também não tenho uma relação muito amigável com a minha letra - ai,ai - acho-a muito "desmanchada", e às vezes até destruo a folha em que estou escrevendo, para "refazer a letra", nem te conto!
    Mas, acaba que já é "minha imagem de marca" :)))

    Boa semana pra você
    bjn no coração

    ResponderExcluir
  3. Lucinha, tu me surpreende sempe ,positivamente

    Achei tua letra bonitinha e fiquei aqui te imaginando sentada fazendo caligrafia.

    Lindo esse querer aprimorar, independente da idade.

    Gostei das frases e estudar e aprender assim, com sabedoria em frases, é legal!

    Gostei de ver!!! És mesmo uma danadinha!! beijo,chica e linda semana!

    ResponderExcluir
  4. Lucinha, espero que não, que a escrita nunca deixe de existir, amo escrever. Gosto de pegar um papel e deixar o lápis deslizar.
    Caderno de caligrafia, mensagens. Tudo maravilhoso, nunca é tarde para aprendermos. Se não estás satisfeita com a sua letra ou outra coisa qualquer em você e pode melhorar, por que não?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Lucinha !!! Eu achei a sua letra bonitinha sim, bem feminina ....sera que da p entender, com essas curvinhas, mas ta linda...

    Eu ja escrevi muito Lucinha pois no brasil trabalhei num escritorio de contabilidade e passava o dia inteiro passando as notas para o livro negro, a minha letra tinha q ser bem legivel, pois depois disso ia p o forum...e cui contratada pela letra....hj com anos de japao 21 , sem escrever mais affff minha letra eh horrivel, legivel mas sai uma grde, peq, ....e quase n escrevo outro dia tbm percebi isso, qdo fui escrever uma receita e disse afff que letra horrivel....ta assim pq nunca mais escrevi, p ver como nossa letra ou sei la acho q vamos perdendo a coordenacao motora....rs

    Bom Lucinha, acho q escrebi demais....bjsssss e otima semana

    Rose jp

    ResponderExcluir
  6. A caligrafia foi uma coisa que sempre me deu dor de cabeça, a minha letra era tão feiinha... Quando eu andava na escola dava-se muita importância a isso, todos os dias fazíamos exercícios de escrita para melhorar. Eu tentava copiar a caligrafia da minha madrinha, que eu achava a mais bonita. Consegui, mais ou menos.
    Ao contrário de você, eu sempre escrevi muito. Tenho dezenas de cadernos. Quase todos os dias escrevo, ando sempre com um caderno ou bloco de notas na carteira, para quando vier a inspiração.
    Mas não consigo escrever devagar e tenho letra esquisita rsrs, a não ser que seja algo que vai ser lido por outras pessoas, aí tenho o cuidado de escrever legivelmente.
    Desejo a maior força na sua aprendizagem, logo logo estará a escrever de forma segura e linda.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Lucinha, também detesto minha letra e meu sonho é escrever aquela caligrafia clássica, cursiva inclinada e com arabescos. A maior das frustrações de minha mãe era a minha caligrafia quando iniciei meus estudos. Ela passava montes desses exercícios caligráficos nos cadernos próprios. Li certa vez que pessoas de caligrafia feia são as mais inteligentes, aí me acalmei. Eu achei sua letra linda com personalidade e acho que você não deveria preocupar-se com isso. Quanto a escrever em rótulos os blogs trazem inúmeras etiquetas e tem a possibilidade de imprimir com aquelas letras lindas do PC.Quando professora eu ensinava muito sobre caligrafia, por ter a minha feia, mas quando eu amadureci percebi que não devemos tentar de todo jeito mudar a letra de ninguém e principalmente de uma criança que poderá afetar a sua auto estima. Viu que ficamos complexadas? A pessoa muda com o tempo ela mesma vai decidir num futuro a mudança ou não da letra. Mas você é meio que obstinada a querer perfeição e portanto vale todo seu empenho! Aluna perfeita com seus exercícios! Parabéns, Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Minha querida Lucinha,

    No meu tempo do magistério, tínhamos uma preocupação quase que excessiva com a caligrafia...cheguei a fazer linhas no quadro para os alunos copiarem o que eu escrevia de uma forma correta. E era explicando todos os passos da cada letrinha que eu conseguia isto...o a, por exemplo...CURSIVO!!! Sobe e vai lá na frente, volta, desce e sobe novamente, desce para fazer a perninha e pronto...era assim com todas as letras.Depois eles mudavam a letra, e muitos não faziam mais letrinhas "redondinhas", mas enquanto eram da minha turma, as letrinhas eram muito bonitinhas.
    Meus filhos foram meus alunos e pergunta se tem letrinhas bonitinhas...nada disto, escrevem como se nunca houvessem aprendido.Mas a sua letrinha não é feia, amiga, não vejo o porque da preocupação.

    Gosto de suas postagens, sempre bem escritas e bem elaboradas.

    Bjsssss e uma semana muito feliz,
    Leninha

    ResponderExcluir
  9. Ah! Minha letra é linda quando eu escrevo a lápis e devagar! Bjbjbj!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Lucinha.
    De repetente este seu post fez-me voltar às carteiras da escola, em madeira, com uma ranhura para o lápis e lapiseira. Não sei como foi contigo, mas eu aprendi a escrever num caderno de 2 linhas, daí ter sempre uma letra muito certinha e os professores sempre elogiaram a minha caligrafia. Nem sei se ainda existe esse tipo de caderno…anos depois, devido à minha profissão tbm como Secretária, é impossível a maioria das vezes escrever ‘bonitinho’e escrevo sempre com abreviaturas e tudo torcido. Mas gosto da minha letra, principalmente quando escrevo com caneta Bic :))) e eu acredito que a escrita manual não vai desaparecer, há ainda quem escreva muito…mas nunca se sabe! Com o uso do telemóvel e Internet já se perderam muitos costumes, perdeu-se o costume de enviar cartas de amor e postais de aniversário ou de Natal aos amigos e familiares queridos, por exemplo. Eu gosto muito de escrever e tenho o hábito de passar para o papel as minhas ideias e pensamentos.
    Muito sinceramente não desgosto da sua letra, acho-a é parecida com letra de criança…sei lá..não acho feia e acho que a sua letra fica bem bonita em postais (de Natal ou aniversário). Lembra ternura. Acho que não deve mudar a sua maneira de escrever. É a minha opinião.


    Mtos beijinhos e boas escritas :))

    ResponderExcluir
  11. sua letra esta otima! eu assisti muita sessao da tarde fazendo caligrafia....minha mae nao queria filhas com letras feias rsrs a minha é bonita! modestia a parte, é claro rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga Lucinha,
    Para dizer que a sua letra é linda, porque principalmente tem a sua marca, a sua alma.
    Em tempos passados, agora não sei bem, éramos obrigados a escrever bem direitinho e na escola primária eu consegui ter uma letra certinha.
    Depois estuei cursivo, inglesa, francesa.
    Mais tarde tentei ter uma letra mais moderna e tinha professores que não gostavam nada.
    Resultado tenho uma letra que é uma “misturada” e que muitos consideram ilegível.))
    Penso que o traço é definindo por características muito próprias.
    O importante mesmo é o que escrevemos e o carinho com que o fazemos.
    Beijinhos e linda semana.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lucinha,

    Lá pelos 13 anos eu decidi que não ia mais tolerar a minha letra garranchosa, pois a letra de minha mãe era e é linda. Comprei um caderno de caligrafia e comecei a treinar as letras cursivas e dpois passei para os textos e consegui fazer com que a minha letra ficasse bem razoável. Acho que você pode conseguir o mesmo e com menos tempo, já que os adultos são mais determinados. A sua letra já está bem legível!

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Que legal vc comentar esse assunto, Lucinha.
    Eu fazia caligrafia porque eu gostava de escrever naquelas linhas, certinhas. Ainda tenho aqui, comprado até há pouco tempo, cadernos de caligrafia.
    Mas pelo que me lembro minha letra sempre foi arrumadinha.
    DEpois na Faculdade porque a gente fazia as anotações assistindo aula, e tudo muito rápido, ela ficava feinha. Mas quando eu passava a limpo, minha letra voltava a ser normal, bonitinha.
    Agora que escrevo bem menos que antes do computador, as vezes ela não fica redondinha, arrumadinha. Mas por falta de treino.
    Gosto muito de escrever. Escrevo sempre em livros que leio.

    ResponderExcluir
  15. Ai pratiquei tanta caligrafia na época da escola... que saudades da escola...
    Minha letra até que não é tão ruim, mas por causa do computador vou ficando desleixada...
    Lucinha que bom te ver no blog, fiquei mega feliz
    Beijos e abraços
    Canela
    Ü

    ResponderExcluir
  16. Lucinha, concordo que a caligrafia não seja tão importante assim. Aliás, dizem os entendidos, ela reflete traços da personalidade. Acredito, porém, que se pode evoluir em todos os campos e que você conseguirá melhorar se insistir.
    O mais engraçado é que eu gosto da sua caligrafia, gosto mesmo.

    Quanto ao protetor solar, ele é indispensável e o dermatologista insistiu para que eu usasse fator de proteção 50.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. BOM DIA MINHA LINDA MENINA!!!!!!
    SOU UMA PESSOA DE UM ASTRAL MUITO ELEVADO,MAS NA CALIGRAFIA SOU UMA NEGATIVIDADE.sOU MUITO PERFECCIONISTA MAS NA CALIGRAFIA NUNCA CONSEGUI ARRUMAR DIREITINHO,ME CHEGA COMO TRAUMA,MAS FAZER O QUE,SE VEJO QUE TEM PESSOAS QUE TBM NÃO DEU PRA FAZER ARRUMADINHO E TRANSFORMAR NUMA LINDA CALIGRAFIA.MAS DEIXO MEUS PARABÉNS PARA QUEM TEM E CONSEGUE FAZER BONITO NA ESCRITA,,,
    BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  18. .


    Eu continuo na janela,
    a sua espera...

    silvioafonso





    .

    ResponderExcluir
  19. Adorei o caderninho e a escrita rss bem colegial.Minha avó tinha uma letra linda daquelas desenhadas com capricho,já a minha...ui!
    meu beijo Lucinha!

    ResponderExcluir
  20. Lucinha,sua letra está linda,não precisa se preocupar!Eu tinha uma letra horrivel,toda torta e quando fiz o magisterio era obrigada a fazer caligrafia e fiquei com uma boa letra depois!...rss...engraçado vc falar nisso!Foi bom relembrar!bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  21. Lucinha,
    Adorei seu desabafo,é dificil as pessoas falarem sobre o tema!Confesso que apesar de ser professora,não tenho uma caligrafia tão desenhada,digna das professoras dos anos 50,60...a delas parecia até ser feita na forma,de tão idênticas!!!
    Caligrafia é um tema que muito me intesressa,já fiz vários cursos de Grafologia e adorei,conhecer a personalidade através da Escrita!
    Beijos e adorei sua letra,viu?!!
    Bjs,Leska

    ResponderExcluir
  22. Lucinha.. que tema gostoso..
    fazer caligrafia .rsss tb sou desse tempo...e como melhorava a nossa letra esses exercicios...preciso achar tempo na vida moderna para voltar a fazer isso novamente....é muito bom.
    bjs com carinho
    Edna

    ResponderExcluir
  23. Sua letra é bonita! Mas entendo sua opinião.
    Eu gostaria de ter uma letra sempre igual, mas a minha é instável...cada dia escrevo de um jeito. As vezes deitada para um lado e as vezes para outro.
    Beijos e te desejo uma ótima tarde!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  24. Sua letra é bonita, legível, gostei.
    Beijos.
    Élys.

    ResponderExcluir
  25. Lucinha

    Em tudo que dos nossos parceiros blogueiros nas interassa, para refletir. No caso parei a pensar: De certeza, terei basante mais idade que Lucinha e depois de ser senhor de uma bonira caligrafia. A paratir do ano 2000, luto tenasmente para saber decifrar o que escrevo.
    Temos sempre de lutar, e pensar, haverá sempre alguém pior que nós.
    O que não serve consolo, antes nos obriga a lutar mais.
    Um abraço

    http://danielmilagredanieldaniel.blogspot.pt/
































    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    ResponderExcluir
  26. Eu achava minha letra horrível, qdo tinha uns 10 anos. As letras das minhas colegas eram lindas. Mas me convenci de algo: o QI delas era muito baixo, não valia a pena competir. De lá para cá, nunca me preocupei com letra bonita. Aliás, outro dia briguei com uma amiga, pois ela estava exigindo que a filha tivesse letra bonita. Eu disse: "letra bonita para quê, criatura, se ela vai escrever no computador, como todo mundo? O que importa é o conteúdo e o aprendizado - e a velocidade com que alguém escreve". Eu escrevo tão rápido que não dou conta de ter LETRA, qto mais uma letra bonita.
    Sempre fui do tipo de ter calos nos dedos. Olha qto eu já escrevi...
    Em síntese, letra bonita é um talento que vc tem ou não tem e pronto. O importante é saber escrever, pois a escrita é uma ferramenta.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Ah, e eu adoro canetas diferentes, odeio BIC :)

    ResponderExcluir
  28. Lindo sua preocupação com a letra...
    Cada vez mais as pessoas escrevem de forma inelegível...e as escolas trabalham menos com a letra cursiva,
    o que é uma pena!
    Abraços amiga! Tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  29. Nunca é tarde para se melhorar....beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  30. Lucinha amei sua postagem, o importante é ser perseverante, nunca desista dos seus sonhos. Tem uma frase linda na academia onde faço natação que é : "O importante não é ganhar medalhas, mas sim ser campeão na vida". Beijos!

    ResponderExcluir
  31. a minha tambem não é lá muito da bonita rs...

    e no quadro negro então fica pior!!

    *.*

    ai ai

    ResponderExcluir
  32. Adorei esse post sobre a letra rsrsr e me fez pensar na minha e de como eu gostava de escrever numa lapiseira 0,9 (amarelo mostarda) que meu pai usava, tinha uma escita macia..uma delicia..vou pedir para me mandarem do Brasil rs
    As pessoas acham estranhas as minhas encomendas....tipo será que ela não acha lapiseira na Irlanda?? acha simmmmm mas não é a mesma coisa rsrsr

    Beijinhos
    Sheila
    http://www.vidasuculenta.blogspot.ie/

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias