Acelga - Silverbeet + Cenoura - Carrot - Green Day - Dia Verde.


Minha primeira colheita de cenouras. Risos
 Muito lindinhas.

Vou contar uma coisa pra vocês, mas é segredo: estou perdidamente apaixonada. Calma gente! Apaixonada pela minha hortinha. Dá vontade de ficar morando lá. Risos. Vou lá duzentas várias vezes ao dia, mesmo com esse vento frio que não quer parar de soprar por aqui.

E, depois de colher várias espécies de alfaces, essa semana, eu fiz a minha primeira colheita de cenoura e acelga. A cenoura tem um gosto maravilhoso que chega a ser doce.

A acelga eu comi pela primeira vez aqui na NZ, assim que cheguei. Já conhecia, mas nunca havia comido no Brasil. Ela é uma das hortaliças preferidas por aqui, e se vocês souberem algumas receitas, podem me enviar.

Eu plantei vários tipos desse vegetal, e conforme for colhendo eu mostro pra vocês.
E, como é a minha primeira hortinha, estou juntando o útil ao agradável. Cada vegetal que colho, eu pesquiso pra aprender sobre o valor nutricional de cada um.
Cultivar, colher e comer o alimento produzido pelas próprias mãos, não tem preço. É maravilhoso!


Cenoura - Carrot

A cenoura é uma planta herbácea de raiz grossa originária da Ásia e pertencente à família Apiacea. Possui alto valor nutritivo, sendo uma das melhores fontes de vitamina A. Contém também carboidratos, cálcio, sódio, vitaminas B1, B2, C, potássio e o betacaroteno, responsável pela cor laranja-avermelhada presente na cenoura. Esse último é bom para a pele e mantém a saúde dos olhos. Por ser uma ótima fonte de vitamina A, a cenoura reduz o risco de câncer e retarda o envelhecimento.

A cenoura pode ser consumida crua ou cozida, em saladas. É utilizada também no preparo de bolo, purê, pão, suco, sopas e refogados. Pode ser conservada por até quinze dias, se mantida em geladeira e dentro de saco plástico. Durante o preparo, é importante não descascá-la, somente lavá-la e raspá-la, já que a parte mais nutritiva encontra-se perto da casca. Cada cem gramas de cenoura contém 51 calorias. 


Por Patrícia Lopes
Fonte: Equipe Brasil Escola

 A planta inteira.
Essa ainda está pequena, mas elas crescem muito e tem cores variadas.

 Acelga - Silverbeet


A acelga é um legume de folha verde e cientificamente conhecida como Beta Vulgaris. Tem um talo crocante e espesso ao qual as folhas se encontram anexadas, podendo ser lisas ou enrugadas, dependendo da variedade. O pedúnculo, que pode medir quase dois metros de comprimento, vem como uma grande variedade de cores, entre branco, vermelho, amarelo ou laranja. Surgem por vezes em alguns mercados molhos de múltiplas variedades a que chama “acelgas arco-íris”.


A acelga pertence à mesma família da beterraba e dos espinafres e partilha o mesmo perfil de sabor: tem a amargura da beterraba e o teor ligeiramente salgado das folhas de espinafre. Tanto o caule como as folhas da acelga são comestíveis, embora os caules variem em textura, com os brancos a serem os mais tenros.

A acelga é um dos legumes mais completos para a nutrição humana, possuindo uma lista verdadeiramente impressionante de nutrientes. Embora a acelga esteja disponível ao longo de todo o ano, a sua temporada vai de Junho a Agosto, e é nesta altura que existe em maior abundância e possui os melhores valores nutricionais.



Essa postagem também faz parte do mosaico do Green Day.


54 comentários:

  1. Mas que legal!!Parabéns!! Lindas cenouras e colheita. Claro que tem outro gosto. É completamente diferente!

    Que coisa boa ver a terra te devolver o trabalho da semeadura, dessa forma,né? beijos,boas colheitas e haja receitas agora para acompanhar a produção! chica

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga Lucinha,
    Que maravilhosos progressos nessa sua Hortinha!
    Que saudades tenho de ver cenouras assim com rama! Estou imaginando o sabor:)!
    E as acelgas com um aspecto maravilhoso!
    Nota-se todo o carinho com que são tratadas.
    Não sabia do valor dos nutrientes das acelgas.
    Poderá talvez fazer um creme de cenoura e juntar alguns pedacinhos de folhas de acelga e também fazer esparregado. Que acha?
    Beijinhos e uma excelente sexta-feira verde.
    Ailime

    ResponderExcluir
  3. The carrot look superb!! I have an allotment, but my carrots failed badly. :( Still, everything else grew well, especially radish, beetroot and courgette!!
    http://busylittlechicken.blogspot.co.uk/search?updated-max=2012-07-23T13:02:00-07:00&max-results=2

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amada !!!!!
    Por isso que vc é tão linda ,porque sabe amar a vida e o que a natureza nos oferece,isso faz o diferencial...e foi a partir do calor do sol e da umidade da terra que a semente plantada e regada te teu tudo isso para viveres apaixonada e até amando tudo que te rodeias...
    Me emocionei sim com belos sentimentos que nasce da tua alma pura...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha Lucinha!!!! Cores esplêndidas! Belo post! Me tira uma dúvida: todas aquelas folhas da cenoura podem ser usadas para algum fim? Beijocas minha amiga!
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  6. Those carrots look delicious! I didn't grow any this year because of the baby, but next year I'll make up for it!

    ResponderExcluir
  7. Lucinha ...que linda horta! tem coisa mais boa do que plantar e ver os frutos da terra prontinhos , eu me alegro muito com essa funçaõ ...adoro plantar e cada vez mais vejo como perdi tempo com coisas sem retorno, plantar e desfrutar da netureza é realmente o que me satisfaz!
    lindas cenoras que colhestes... sabe que fico aqui imaginando tua hortinha!/
    beijos minha linda!

    ResponderExcluir
  8. não sei o que anda acontecendo no meu blog ...eu não linkei nada , mas está aparecendo nos meus comentários essas propagandas...e está até atrapalhando na hora de digitar! bjss

    ResponderExcluir
  9. i love carrots - and home grown ones are even better! visiting from green day today! :)

    ResponderExcluir
  10. Lucinha,
    que horta mais linda essa sua. Agora deu vontade de morar assim numa casa e região como a sua só para fazer uma hortinha dessas. Que delicia deve ser plantar, cuidar e comer aquilo que vc mesmo cuidou!
    Parabéns!
    Adoro acelga. Bom mesmo como salada. Coloca frutas (manga ou abacaxi ou uva) na salada com acelga qeu fica uma delicia
    beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que bom ver sua horta produzindo, meus parabens querida!!!
    Beijos,
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  12. Costuma dizer-se que as cenouras fazem os olhos bonitos, não sei se é verdade, mas já é verdade que colher e comer o alimento por nós cultivado, tem um sabor totalmente diferente.

    Boas Colheitas º)

    ResponderExcluir
  13. Lucinha, adorei as fotos e as dicas. Uma vez eu e meu irmão plantamos cenouras, foi emocionante o momento da colheita! Um abraço!

    O mirante da imagem

    ResponderExcluir
  14. Ai amiga, deve ser maravilhoso mesmo cultivar sua própria hortinha...e a sua está linda! Plantar, cultivar, colher e comer o que você mesma plantou...deve ser uma emoção sem tamanho.
    Gostei muito das informações nutricionais...é sempre bom saber!
    Tenha um ótimo final de semana!
    bjus!

    ResponderExcluir
  15. There is nothing quite like the taste of home grown vegetables. Enjoy ))

    ResponderExcluir
  16. Dá até vontade de meter as mãos na terra, ao ver a sua horta linda!
    As cenouras têm bom aspeto.
    Gosto muito de cenoura crua, cortada em juliana a acompanhar saladas, ou então para juntar a arroz branco com ervilhas.
    Acelga nunca comi.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Raramente encontro cenouras com os talos. E quando encontro, uso as folhas e talos.
    Acelga compro sempre. Mas as daqui não tem o talo avermelhado como esse da foto, Lucinha

    ResponderExcluir
  18. What a great garden you have - beautiful carrots, especially!

    ResponderExcluir
  19. linda horta Lucinha, parabens pelo capricho, beijos

    ResponderExcluir
  20. Lovely veggies, the carrots are pretty. They are one of my favorites. Great post, thanks for sharing. Have a happy weekend!

    ResponderExcluir
  21. Lovely veggies, the carrots are pretty. They are one of my favorites. Great post, thanks for sharing. Have a happy weekend!

    ResponderExcluir
  22. adoro horta! deve estar um cheirinho bom ein??

    ResponderExcluir
  23. Oi! Oi! Oi! Que maravilha as suas cenouras e acelga! Parabéns, amiga e benditas sejam suas mãos que semearam! Estou curtindo sua façanha, sua alegria de colher cenouras, parece até que eu as colhi também! É para se orgulhar mesmo! Estive aqui logo ao amanhecer da sexta, mas meu comentário não entrava. Tentei várias vezes, mas como minhas salas estão sendo pintadas e eu trabalhando como uma camela, não pude cumprir as visitas. Acordei às 3:35 e vim aqui para retribuir. Beijos querida e mais uma vez, obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Deliciosas fotos, me encantan los colores de esas hojas de zanahorias.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
  25. Um post absolutamente adorável verde, Lucinha :) É adorável, de fato! Muito obrigado por seu comentário doce no meu post :) agora estou seguindo o seu blog! abraços

    ResponderExcluir
  26. Meus olhos sairam daqui verdes, e minha boca aguada....rs.


    beijo

    ResponderExcluir
  27. Acelga à Milanesa


    ingredientes
    Acelga queijo Ovos

    modo de preparo
    Tirar os talos da acelga, e escaldar com água temperada de sal.
    Depois cortar os talos em duas partes, besuntar em ovos mexidos, passar em farinha de rosca e fritar em azeite/óleo quente, polvilhando depois de frita com queijo. Não deixar que os pedaços de acelga escureçam, tirando do óleo assim que dourar.
    As folhas podem ser aproveitadas em sopa.

    Bom apetit


    Beijo

    ResponderExcluir
  28. Acelga com Mussarela

    ingredientes
    2 maços de acelga picada
    Sal e pimenta do reino à gosto
    Suco de 1/2 limão
    2 colheres (sopa) de margarina
    2 ovos cozidos e picados
    250grs de queijo muzzarella
    Margarina para untar

    modo de preparo
    Cozinhe a acelga em água fervente com sal e suco de limão.
    Escorra, coloque em uma panela, acrescente 1 colher (sopa) de margarina e refogue em fogo médio por 2 minutos.
    Tempere com pimenta e mexa.
    Coloque a acelga e os ovos em um refratário pequeno untado.
    Cubra com a muzzarella fatiada e o restante da margarina em pedaços.
    Leve ao forno alto, pré aquecido por 15 minutos ou até gratinar.


    Beijo

    ResponderExcluir
  29. Lucinha, tb estou apaixonada pela sua horta! Não conheço acelga, mas adoro comer cenoura direto da horta. Colho, dou uma lavadinha ali na torneira e saio comendo. Uma delícia, né? E elas são todas tortinhas, não são perfeitas como as de supermercados. delícia! Bjs.

    ResponderExcluir
  30. Nice garden and harvest! My husband had a great birthday, thank you.

    ResponderExcluir
  31. Fantastic and strong photographs! It's spring in Auckland! How great! As you have seen I also have a little spring in my home ;o)! Happy day to the other side of the world and thanks very much for your sweet comment on my blog! Christa

    ResponderExcluir
  32. Calling by from the Greenday meme, great to meet you and browse your blog.Your vegeatables are looking good.

    ResponderExcluir
  33. Ruby chard is so stunning to look at and pretty good to eat too! Your carrots look pretty good, mine have always tended to grow in crazy shapes and sizes! Enjoy the bountiful produce of the season! :) (joining you via greenday)

    ResponderExcluir
  34. Lucinha,
    Também fiquei apaixonada pela sua hortinha!!
    E a minha "micro" anda bem sem graça, tadinha...rs!
    Parabéns pelo trabalho, o resultado é gratificante.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  35. Rsrsrsrsrsrsrsrsrr!!!!!!!!!!!
    Você apaixonada pela sua hortinha e eu apaixonada pelo seu post,pode uma coisa dessa,rsrs
    Vim desejar um lindo dia de domingo,com a paz do verde da sua hortinha !
    bjs de dia de domingo !

    ResponderExcluir
  36. Lucinha querida!
    Sua visita alegrou meu domingo!
    Lindo demais seu post...
    Imagino a felicidade que sentis ao fazer essa colheita, é simplesmente divino.
    Com as cenouras faço: bolo, cupcakes,saladas,conservas...com os talos faço: farofas,refogados e bolinhos. TTambém amo cultivar uma horta!
    Abraços! Uma semana aben;coada pra ti.

    ResponderExcluir
  37. Thanks so much for adding you as my new follower! I will add your blog name tomorrow on my post! I am pleased that you like my blog! Happy greetings to you! Christa

    ResponderExcluir
  38. Lucinha,sua horta está linda!Tem razão de se apaixonar!E adorei as cenouras!Parabéns!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  39. Que horta linda!!!!!

    Amei!!!!

    Salada de adelgas com molho de laranja.

    Folhas de adelgas lavadas, higienizadas e rasgadinhas

    Suco de uma laranja.

    1 colher de sopa de azeite

    2 colheres de sopa de maionese.

    Raspas de gengibre ou limão

    Sal.

    Mistura tudo e só na hora de servir é quecoloca por cima das folhas. Manter na geladeira até agora de servir.

    Pode usar iogurte natural no lugar da maionese .

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  40. Voltei pra desejar uma semana linda, cheia de boas colheitas( em todos os sentidos e campos)!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  41. Lucinha querida,

    Já tive uma hortinha como você e era uma delícia colher e preparar tudo fresquinho.Colhia mostardas tão gigantescas, sem agrotóxicos (com esterco de codornas,que eu criava), que quando levava para a feira, ninguém acreditava que eram absolutamente orgânicas.
    Suas cenourinhas estão muito lindas, dá até vontade de comê-las cruas. Belo trabalho o seu, amiga! E a pesquisa que tem feito também!

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  42. Oi Lucinha,
    tb tenho uma hortinha mas está longe de ser linda como a sua, maravilha a gente se apaixona mesmo e dá mais valor a natureza e a um alimentação saudável.
    beijos!

    ResponderExcluir
  43. Oi Lucinha!
    Que maravilha! Gosto muito de cenoura, mas nunca comi acelga, posso até ter comido, mas sem saber.rsss
    Deve ser prazeroso ter uma horta e sentir o gosto de colher e fazer comidas com o que plantou, o sabor é mesmo especial.
    Beijinhos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde querida amiga Lucinha. Quem planta colhe né... e é sem dúvida um prazer enorme colher do fruto do nosso trabalho e da nossa dedicação... quando eu for visitar Nova Zelândia com certeza irei conhecer você pessoalmente e aproveitar das delícias de tua pequena mas adorável hortinha... aguarde... Obrigado pela tua sempre gentil e amável visita em nosso diário... amanhã, 23, novamente vamos colocar o pé e a casa na estrada. Um grande beijo, fique com DEUS. Tenha uma ótima e abençoada semana.

    ResponderExcluir
  45. Lucinha,hoje vim agradecer pelo seu carinho em meu aniversario lá no meu blog!bjs e minha amizade!

    ResponderExcluir
  46. Oi Lucinha sua horta esta linda,não tem nada igual a verduras colhidas na nossa horta ja que são sem agrotóxicos,vc acredita nunca comprei verduras sempre tenho na horta é tão bom ,beijos minha linda e td de bom

    ResponderExcluir
  47. Lucinha, as duas últimas fotos é da acelga? Acho que não conheço... ou é diferente da acelga japonesa, que mais parece um repolho pelo posicionamento de suas folhas. Dessa eu tenho algumas receitas saborosas!!
    Passei a comer mais cenoura, quando o meu médico diz que é um legume antioxidante e que varre para fora do nosso organismo todo o lixo produzido pelas células mortas. Ou então, mais ou menos isso :)
    Sinto muito pelas tulipas...

    Lucinha, como você já participou do BookCrossing, vim te avisar que foi lançada a campanha para o 5º BookCrossing Blogueiro que acontecerá do dia 08 ao dia 16 de Novembro.

    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  48. Olá, querida Lucinha
    Horta é para se apaixonar mesmo... não vejo nada em contrário!!! Curti muito verde neste mês e estou cheia de paz interior...
    Gosto muito de acelga e a conheci em Montevidéu...
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  49. Oi Lucinha!
    Conforme informado por você que Chica é um ardente admirador de céus celestiais, eu dediquei um post para ela. Por favor, verifique-o aqui: http://amitaag.blogspot.in/2012/10/skywatchdecorous.html

    ResponderExcluir
  50. Minha querida Lucinha,

    Dois convites:
    1-No Tudo a Ver, há uma comemoração de aniversário.Te espero lá.
    2-No Dez Leis um prêmio Dardos te aguarda( Se assim o desejares, lógico)

    Bjsssssss,
    Leninha
    Amei rever a tua hortinha!!!

    ResponderExcluir
  51. Oi Lucinha bom dia! sempre quis ter uma horta, um dia consigo!

    suas cenouras estão lindíssimas, devem estar doces e gostosas!

    ResponderExcluir
  52. Lucinha! Como o povo gostou desse post, hein? viu quanto comentário?
    Entendo a sua alegria em colher hortaliças! Já vivi essa experiência maravilhosa quando morei por 5 anos em Nova Lima (MG). Lá eu mesma, com a ajuda de um jardineiro, fiz uma horta! Eu também ia lá várias vezes ao dia, principalmente para vigiar as formifgas, gulosas. Colhi tanta couve e mostarda, dei para toda a vizinhança e só não mandei para os parentes em SP porque o frete ficava caro. Qualquer dia lhe mando algumas fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias