Borage Blue -Flores que enfeitam minha horta.

O verde das folhas não se ofusca diante da beleza das flores. 
 Acho que esse é o zangão, o marido da dona abelhinha.
A Dona Abelhinha estava trabalhando em outra florzinha.

Quando iniciei o plantio na minha horta, o rapaz que me forneceu as mudas trouxe uma planta chamada aqui por Borage Blue. No Brasil é conhecida como borragem. Segundo informações dele, era para ajudar na polinização e para proteger a plantação de doenças. Isso é uma das alternativas que temos quando optamos por não utilizar nenhum produto tóxico nas plantas, o que é o meu caso em optar por uma horta orgânica. Sei que não é fácil cultivar uma horta dessa forma, mas eu prefiro correr todos os riscos. 

Essa planta cresce muito e está se espalhando por toda a horta. Mas, eu não me importo, pois sei o quanto é importante a presença dela. Além disso, as flores são lindíssimas e as abelhinhas e abelhões estão o tempo todo trabalhando nela. Hoje, enquanto eu estava plantando outros tipos de verduras, elas estão zumbindo no meu ouvido. Pedi licença e fotografei pra mostrar pra vocês. Risos.

Por falar em horta, já colhi muitos legumes e verduras. E, já que não dou conta de comer tudo sozinha, eu dou para amigos e vizinhos. A minha vizinha não teve tempo de renovar a dela por causa das crianças pequenas. Ela vem aqui pegar quando precisa. É muito gratificante essa partilha.

E, pra não ficar sem explicação o assunto do post, eu trouxe esse texto interessante sobre as propriedades dessa linda planta.

La Quintine, o jardineiro do rei Luiz XIV considerava-a uma verdura deliciosa, reservando-lhe um lugar especial no jardim real, junto a outras plantas depurativas. Contudo, por não lhe haver prestado atenção, o famoso rei foi vítima de diversas doenças, tais como artritismo e gota dentre outras. Em muitos lugares a borragem é considerada uma excelente verdura. As suas folhas tenras podem ser comidas cruas, em salada, ou então cozidas com batatas e/ou hortaliças. Toda a planta é coberta de pequenos pêlos rijos de cor branca e as suas flores são atraentes, de cor azul, violeta ou branca com 5 pétalas. 

A borragem (Borago officinalis L.), conhecida no Brasil também por borrage, borracha, borracha-chimarrona e foligem, é uma planta medicinal. É uma herbácea anual, mediterrânea, crescendo em terras ricas em azoto. Fora de algumas zonas da Alemanha ou do norte da Espanha onde é utilizada como legume, o seu cultivo é feito principalmente para a produção de sementes.


Origina-se do norte da África embora seja encontrada em muitos estados brasileiros. Nas américas Central e do Sul, cresce a chamada borragem-brava (heliotropum indicum L.) também conhecida como jacuacanga e aguaraciunha-açu, que também pertence à família das borragináceas com aspecto bastante semelhante à borragem comum. 

Toda a planta contém abundantes sais minerais (nitrato de potássio), mucilagens e flavonóides. Suas propriedades mais importantes são: 

- Sudorífica: principalmente as flores da borragem favorecem a produção de suor, que propicia a eliminação de toxinas do nosso organismo; Diurética: aumenta a produção de urina e eliminação de uréia, ácido úrico e outras substancias residuais, combatendo, portanto, a gota, artritismo; Emoliente e antiinflamatória: devido às mucilagens abundantes na planta, é utilizada em forma de cataplasma para aliviar as dores da gota e no combate a furúnculos e abcessos; Hipolipemiante: a planta é rica em ácido linoléico, reduzindo assim o mau colesterol do sangue; Regulador hormonal: o óleo das sementes de borragem atuam também como regulador do sistema hormonal, combatendo dismenorreías. 


Às reconhecidas virtudes gastronômicas da borragem acrescentam-se as suas propriedades diuréticas e depurativas, quando ingeridas como verduras ou tomadas como suco fresco.
Texto daqui. 

Vivendo e aprendendo. Há alguns poucos anos atrás, se visse essa flor, iria só admirar a sua beleza, e jamais saberia o bem que ela pode nos fazer.

Uma semana abençoada para todos nós!

22 comentários:

  1. Oi Lucinha,
    Super interessante e informativo o seu post,adorei. Muito bom conhecer e saber da importância dessa linda planta...adoraria tê-la aqui em casa. Linda a cor de suas flores...amei!
    Tenha um ótimo dia!
    bjus!

    ResponderExcluir
  2. Que linda essa flor.

    Gostei de saber sobre ela e não lembro dela por aqui! Não deve ter mesmo!

    Tua horta crescendo, dando para vizinhos, isso é lindo.Partilhar faz bem!

    beijos,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucinha!
    Linda esta planta!Alem da história ela é linda demais.Amei!beijos

    ResponderExcluir
  4. Que linda a sua horta! Adorei as fotos das abelhas, a sua câmera deve ser boa, pois ficou com ótima qualidade. Uma pergunta: vc já experimentou na salada a borragem? Que gosto tem? Beijinho!

    ResponderExcluir
  5. Lucinha,
    De repente veio-me à memória as minhas brincadeiras infantis como esta planta, de que não me recordo haver um nome próprio para a designar, mas era usada, tal como outras plantas sazonais, para fazer saladas ou sopas (a fingir), mas isto numa altura em que não se não usava o herbicida.
    São realmente lindas as fotos que postou e é um gesto muito lindo não utilizar nenhum produto tóxico nas plantas e assim não ferir a terra, pois cada vez mais a agricultura industrial envenena com pesticidas os campos agrícolas e estes pesticidas que são tóxicos, estão incorporados na cadeia alimentar, o que quer dizer que o que comemos está envenenado. Creio que o aumento do cancro é uma consequência disto.

    Uma semana abençoada também para ti com tudo de bom.

    ResponderExcluir
  6. Que aula, amiga! É por tantos pequenos detalhes que amo a Deus sobre todas as coisas, cada dia mais! Percebemos que tudo que nasce em vegetais ou o mais significante inseto tem sua razão à existência. Cada um com sua missão! A flor é linda demais com aquela cor! Foi muito bom conhecê-la e por aqui, nunca vi! Muito legal a sua postagem! Adorei! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que florzinhas mais lindas ,e é da minha cor preferida hehehe,beijos querida td de bom

    ResponderExcluir
  8. Lucinha,
    É linda a flor dessa Borragem. E já que ela protege tua horta, tem mais é que deixar mesmo. E o que sobrar pode mandar ´para mim! :)
    beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  9. Adorei o tom azulado desta flor, não conheço por aqui!!
    E parabens pela sua horta, os vizinhos agradecem!!!
    beijo,
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  10. A planta é linda!!! muito bom saber sobre ela, conhecer mais! Pena que meu espaço aqui já está acabando... Adorei a primeira imagem com a abelha! Beijocas e uma doce semana pra vc
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  11. por isso é que gosto muito do seu blog. está sempre informando..é cultura. parabéns!!

    bjs Edna

    ResponderExcluir
  12. Além da bela aula, gostei muito de ver as flores, que são lindas. As abelhas ficaram muito bem na foto. Beijos.
    Élys.

    ResponderExcluir
  13. Lucinha, você comeu a florzinha? :)
    Nunca puderia imaginar tantas propriedades depurativas da borragem e está certa em tentar o plantio orgânico. Se está dando certo, continue!! Sinto imensa paz em te ler e imagino a satisfação que sente. Quando uma florzinha se abre no meu canteiro, também fico muito feliz \o/
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  14. Lucinha querida,

    Quando eu morava em Minas, conhecia e via muito esta planta...por aqui nunca vi, mas gostei muito de saber mais sobre ela.Ótima a sua pesquisa.
    E suas abelhinhas ficaram lindas nas fotos!
    Gosto de ver a sua preocupação com a ecologia...sabe, Lucinha, aqui temos uma feirinha agroecológica e todos os sábados vamos buscar os nossos legumes e verduras fresquinhos e pequeninos...é uma delícia!
    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  15. Lucinha querida, esta é a flor mais linda que já vi, que azul divino!!! Vou procurar por aqui!
    Beijossssssssss e tudo de bom pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  16. Olá amiga Lucinha,
    Sabe, quando era criança na minha aldeia e por todo o lado havia flores assim! Esta já não via há muito anos e o nome aqui também é esse. Não sabia dessas propriedades medicinais!
    E que saudades de ver essas abelhinhas também! Cheguei a ser picada algumas vezes:))!
    A sua horta vai progredindo! Linda esse partilha com os seus amigos.
    Beijinhos e continuação de uma excelente semana. Ailime

    ResponderExcluir
  17. Nossa que planta linda! E eu não sabia que ela tinha essa propriedades de ajudar na poliniziação de proteger as plantas de doenças, rsrs.

    ResponderExcluir
  18. lindíssimo o tom de azul esta florzinha! os abelhoes me encantam, fico com duas bolas rosas e olhões doces que nem aqueles desenhos japoneses!

    ResponderExcluir
  19. Ter uma horta com produtos orgânicos é um sonho. Eu e marido consumimos muitos desses produtos.
    Não conheço essa planta borragem. Nunca ouvi falar. Novidade total!
    Como é linda, deve também ser saborosa. Você acertou, é vivendo e aprendendo.
    Beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
  20. Liiiiindas essas flores azuis!
    E ainda fazem uma "boa ação" na horta... que bom!
    beijinhos e bom fim de semana prá você e seus queridos!
    Ro

    ResponderExcluir
  21. Lucinha querida, as vezes me da uma saudade muito grande e então venho te visitar. Não conhecia essa bela planta. Se fossemos vizinhas trocaria contigo a produção hortícola e tudo mais que tivesse vontade. Era bom, não era?
    Um beijo da Nina

    ResponderExcluir
  22. Tem várias plantas com propriedades alelopáticas. Uma vez fiz um post falando sobre isso.
    Essa aí, além dessa propriedade, ainda dá flores lindinhas.
    Sua horta agradece!!
    Bjs.

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias