Falando de Saúde - Depressão - Flor de Cacto


Flor do cacto do meu jardim.
 Assim é a vida. Nem tudo são flores, e, nem tudo são espinhos. Basta acreditar no amanhã, e que existe um Deus que tudo pode mudar.

O que é Depressão?

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

Causas
A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos.

Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não causa da depressão. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética. A prevalência (número de casos numa população) da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum momento da vida.

São sintomas de depressão:

Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia.
Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas.
Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis
Desinteresse, falta de motivação e apatia
Falta de vontade e indecisão
Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio
Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.
A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio
Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo
Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento
Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido
Perda ou aumento do apetite e do peso
Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo)
Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.Tratamento de Depressão


Alguns pacientes precisam de tratamento de manutenção ou preventivo, que pode levar anos ou a vida inteira, para evitar o aparecimento de novos episódios de depressão. A psicoterapia ajuda o paciente, mas não previne novos episódios, nem cura a depressão.

A técnica auxilia na reestruturação psicológica do indivíduo, além de aumentar a sua compreensão sobre o processo de depressão e na resolução de conflitos, o que diminui o impacto provocado pelo estresse.

Esse texto é do site Minha Vida que leio e recomendo. Ele fala de vários assuntos ligados a saúde. No Facebook. Vídeos sobre o assunto.

Abordei esse assunto por ele estar muito presente nesse momento, na minha vida e de minha família.

Em respeito aos meus seguidores, amigos, leitores eu informo que talvez, eu fique ainda mais ausente do blog, do que já estou. Não estou desistindo e muito menos desanimada com ele. Muito pelo contrário. Esse blog é uma fonte inesgotável de alegria pra mim, e sempre que puder, eu vou postar e visitar os blogs amigos  sem compromisso, sem obrigação, mas sim por satisfação, como sempre fiz. Meu desejo e plano é atualizá-lo pelo menos uma vez por semana. No momento, eu tenho um post programado para a próxima sexta-feira.

Se vocês têm informações sobre o assunto, eu vou ficar muito feliz com os comentários que sempre enriquecem o meu jardim. E, qualquer pergunta que vocês desejarem fazer fora dos comentários, é só escrever no ícone "contato", ou para o endereço de e-mail mariluce.lucinha@hotmail.com.

Muito obrigada pelo carinho que vocês sempre demonstram por mim.

"Quando o dia seguinte chegar, ele também será chamado de hoje e, então, você pensará nele". (Santo Padre Pio de Pietrelcina). 

21 comentários:

  1. Lucinha,essa tal depressão anda pegando muita gente mundo afora.

    Teu post foi bem esclarecedor e pode ajudar a quem não conheça o tema.

    Desejo que aches um tempinho pra vir postar, te cuides e acho que esse contato aqui, fará bem, mesmo sem NENHUMA obrigação de aqui estar ou ir aos blogs amigos. Todos entendemos. Te aguardamos,beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Dear Lucinha, No matter how many times you post, whether it is twice a week or once a week, we will always be here for you. Best Wishes Daphne

    ResponderExcluir
  3. Fique bem querida e te esperamos por aqui!!!
    Depressão...affff. mal do século!!
    Beijo querida,
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa sua publicação sobre depressão, é a doença do século, então vamos nos cuidar, beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Lucinha,
    Como fala em depressão e diz que abordou o assunto por ele estar muito presente na sua vida e de sua família, espero que esteja em franca recuperação e que postar no seu blog continue a ser um prazer pessoal ou até uma terapia!
    Quantos ao comentarios, falo por mim, não me importo com isso lá no meu sítio.
    Desejo-lhe rápidas melhoras.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucinha, muito boa esta postagem... depressão é um grande mal mesmo. E as vezes entramos nela sem perceber... pequenos detalhes que vão cumulando e a gente acha que não é nada ou vai passar. Quando vê, tá ali...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Loi, Lucinha. O texto é muito bom mesmo. Já tive algumas experiências com depressão, no pós-parto, em alguns momentos da minha vida e confesso que nesse momento estou passando por ela, e sei o quanto é difícil. Por isso acredito que as doenças da mente são tão devastadoras e perigosas quanto as doenças físicas. Para mi funcionou muito bem a combinação medicamento e terapia, fiquei anos sem precisar dos dois. Atualmente tomo mediamento mas minha psicóloga mudou-se e me faz muita falta. Espero que consigam superar o problema brevemente. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Lucinha, numa aula de fotografia, descobri que cactos dão belíssimas flores.
    Eu fiz belas macro, com essa flores.
    E na verdade, eu nem conhecia, cacto.
    O leque de sintomas de Depressão cresceu muito.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucinha passando pra deixar um abraço! Menina sabe acho que todo mundo na face da terra tem momentos depressivos, tem dias que da uma falta de motivação tremenda, ou uma tristeza inexplicável, acho que cada um tem um tipo de depressão mais ou menos forte,

    acho que a vida é assim mesmo, não tem como ser feliz o tempo todo, mesmo que a tristeza dure uns dias, coisa que acho normal, o que não pode é se entregar a tristeza!

    Uns conseguem isso, outros precisam de ajuda pra isso, mais certamente minha amiga as vezes parece que todos são felizes, mais na verdade ninguém sabe o que se oculta por detrás de tantas mascaras!

    ps: Lucinha eu achei muito legal o seu comentário lá no blog sobre o sapato prata que vc viu por ai, rs então eu to seguindo a moda global rs

    um abraço apertado!

    ResponderExcluir
  10. Hoje em dia é muito comum as pessoas ficarem com depressão, e quando se tem já não há cura total, a própria pessoa é que tem de fazer um esforço e não se deixar abater pela vida. Não há palavras certas para se dizerem ou ouvirem, há os gestos de amizade que por vezes se ficam pelo silêncio...
    Desejo que essa fase passe depressa, levante os olhos ao céu e veja o sol, que mais uma vez nasceu para a beijar e aquecer.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Lucinha querida,

    Já atravessei várias fases de minha vida tendo a depressão como companhia assídua, quase permanente...pelas minhas memórias você pode perceber tal fato. Ninguém acreditava que fosse uma doença, na época, e sofri muito com isto. Sabe aquela mania que as pessoas tem de dizer que vc tem tudo e não tem motivos para isto? Era o que acontecia comigo. Tive que me curar com a ajuda de Deus e de minha força interior.

    Gostei de sua postagem, amiga e sei que vai ser de grande valia para pessoas que estão passando por isto.
    Quanto a postar uma vez por semana...já adotei e está sendo muito melhor para mim...e as visitas faço aos poucos pois o ombro ainda incomoda muito.
    Que Deus te abençôe e proteja, amiga querida.
    Bjsssss,
    leninha

    Depois enviarei um email, tá? Vou descansar um pouco.

    ResponderExcluir
  12. ai amiga
    fico triste em saber que está assim
    tu sabe do meu historico com esta doença - e a minha é tudo psicossomatica - fiz vários exames neurologicos , e tudo começou com a solidão , e foi crescendo até eu aprar e me dar por vencida e ver que precisava ir a um médico
    este é meu conselho
    por vezes a depressão via aumentando, chegando num grau que aprecem outras doenças -
    e o que precisamas - de um medicamneto que devolva uma quimica que esta faltando no cerebro
    e não se sentir culpada por tomar remdio
    e se medicar direito e por vezes para sempre
    que e omeu caso - já me conformei

    e procurar fazer um curso que tu goste -
    e sempre chore quando precisar
    tenha amigas de verdade
    que saiba te ouvir
    fique mais tempo no jardim
    passeie
    mas vá ao médico
    vai la conversar comigo
    te cuida
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  13. Lucinha,
    A Lu falou tudo. Procurar ajuda e coisas que fazem bem a pessoa é a melhor maneira de lidar com a depressão. Ter amigos e tentar não ficar só nunca. Ler livros, se distrair mesmo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  14. Olá, Lucinha,

    Você disse tudo sobre a doença e o tratamento. Tenha fé, minha amiga, não esqueça da sua própria força e coragem, que têm sustentado você até o momento. As nuvens negras hão de passar!

    Um beijo e fique bem!

    ResponderExcluir
  15. MINHA LINDA E QUERIDA AMIGA !!!!!
    Tudo que sei sobre essa doença é que depressão é a tristeza quando não acaba mais. É uma doença que ataca tão dissimuladamente, que a maioria dos que sofrem dela nem percebem que estão,ela permanece tão oculta que quando aparece já tem tomado conta do nosso EU.
    Mas como na vida tudo tem concerto ,as pessoas depressivas pode-se enveredar em busca de pequenas conquistas ou coisas cotidianas e corriqueiras como o ato de caminhar com duas pernas, ver e ouvir pássaros, cuidar de bichos ou plantas e o que tem ajudado muito é o exercício da espiritualidade independente de religião nos causa serenidade, nos distanciando dos fatores estres sores externos que podem trazer os sintomas.
    Minha linda ,desejo-te a paz ...
    bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  16. Lucinha, não acredito que meu comentário não está aqui. Quando eu vim, só tinha o da Chica e da Daphne. Onde será que ele foi parar? Falei até do Pe. Fábio que tinha feito um programa sobre isso. Nossa, Lucinha, desculpe-me, mas nem sei o que dizer sobre o sumiço de meu comentário.Espero que estejas bem! Passei aqui para lhe deixar um abraço e não vejo o meu comentário. Que pena! Fique bem, estou orando!

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucinha!
    Que pena saber que estás assim, sofri 2 anos com esse mal, logo após a morte estúpida do meu filho caçula....sei como é, as vezes não temos forças, mas tem cura....se cuida amiga, tenha fé, e não perca a esperança, tudo vai passar.
    bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  18. Lucinha, a princípio li o texto como informação e só depois lendo os comentários é que percebi que você está se sentindo assim.
    Cada uma das amigas te dá um alento e várias indicações de como superar a tal depressão. É um misto de tudo, e eu creio na medicação, na meditação, na mão de Deus nos amparando. Quando não conseguimos controlar, acho que a medicação é essencial acompanhada de uma psicanálise. Se tudo ainda estiver sob controle, o importante é fechar as portas e janelas para ela. Não permitir que ela entre. Busque a resposta em Deus e ela virá prontamente, aí é só seguir os passos que Ele indicar.
    beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
  19. Lucinha, minha vida é uma luta constante e desesperada pra fugir, tentar vencer a tão famosa depressão! Sofro muito ao longo da minha vida. Mas vou vivendo, orando e conversando com vcs, todos os dias, o vou superando um dia de cada vez! Não é nada fácil, dói demais! Um beijo e um abraço bem grande!!!! Me emocionei lendo esse post. E não há dúvidas que nosso continho virtual nos alegra muito!
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  20. Olá amiga Lucinha, O seu post sobre a depressão está muito esclarecedor! Como diz a Chica muitas pessoas (aqui em Portugal) e no mundo inteiro vivem com esse problema! Eu embora seja um pouco ansiosa, penso que tenho alguns desse sintomas. Tem-me sido difícil adaptar-me à minha nova vida de reformada. No entanto tento reagir. Grata por todos estes esclarecimentos que me poderão dissipar muitas dúvidas. Deixo-lhe um grande abraço e que em cada amanhecer a luz do sol brilhe muito para si. Ailime

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias