Meu primeiro livro digital - Para sempre Alice

Para sempre Alice.
Título principal: Still Alice.
Autora: Lisa Genova

Meu computador apresentou um problema, já no começo da semana passada. Não conseguia abrir as páginas dos blogues. Pensei até que seria um problema do blogger, mas percebi logo que não era, pois não li nada sobre alguém falando no assunto. Mudei de provedor, como sugeriu a Chica, e nada. Continuou o mesmo problema, ou até pior. 

Estava descartando a possibilidade de vírus, pois o meu antivírus, estava pago, atualizado, e informando que o computador estava protegido. 

Resolvi baixar outro antivírus, que eu usei há muito anos e nunca me deu problemas. E, ele detectou vários vírus. A solução foi comprar outro, já que, não poderia confiar mais no anterior. Vou fazer uma reclamação, e enviar para eles. Se por acaso, não me convencerem, eu faço um post informando que não é um produto confiável.

Não podendo interagir e seguir postando, terminei de ler um livro, que vou falar dele, em breve. E, como só tenho mais um em livro editado em Português, resolvi experimentar a leitura digital. Tudo tem a sua primeira vez, não é mesmo? Apesar de preferir os livros editados, me rendi. Ainda bem que existe essa opção. Eu comprei online, na loja da Saraiva, e li no tablet.

Escolhi o livro " Para sempre Alice" que, fala de um assunto muito atual, a doença de Alzheimer. Li a resenha  do filme, no blog da Liliane. E, como conheço uma pessoa que, apresentou alguns sintomas, fiquei muito interessada.

Alice, foi diagnosticada com Alzheimer precoce, pois quando os sintomas começaram a aparecer, ela estava com 50 anos. Uma mulher inteligente, com uma bela carreira, uma linda família, e  se vê dependendo da ajuda do esposo e filhos. 

Esse livro me deixou muito comovida; tanto pela luta da Alice com a doença, como pelo sofrimento da família, ao ter que lidar com a demência. Fui transportada para a realidade triste dessa doença, e refletir de como o nosso corpo e nossa mente, nada valem, se não tiverem uma saúde perfeita.

Ela chegou a desejar estar com câncer, ao invés do mal de Alzheimer. Teria um fim  triste e difícil, mas não deixaria de reconhecer seus familiares, e poderia até despedir-se deles.

"Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então, para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo o presente. Num amanhã próximo, esquecerei que estive aqui diante de vocês e que fiz este discurso. Mas o simples fato de eu vir a esquecê-lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o hoje, mas isso não significa que o hoje não tem importância." (p.241)


Li o livro em dois dias. Portanto, me saí bem na minha primeira leitura de livro digital, mas continuo preferindo os editados. Amo pegar os livros com as mãos, e gosto do cheiro deles.

E, vocês, já leram o livro, ou assistiram ao filme? E, quanto à leitura digital; qual a experiência de vocês?

Parece que está tudo normal com meu computador. Vou ter certeza, daqui a pouco, quando começar a visitar e comentar.

Um lindo e abençoado dia! Abraços

30 comentários:

  1. Eu ainda não assisti,mas quero ver! Tenho ótimas referências dele. E o livro digital? Que bom conseguiste. Eu também prefiro os de papel,sem sombra de dúvidas! Que bom que deu certo o teu antivírus e que estás de volta!

    beijos, lindo dia e tuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, minha querida!
    Que bom que deu tudo certo com o computador,já me perguntava se era culpa do acampamento!!!!!
    Ainda não li o livro e também não assisti o filme, mas está na minha lista...O assunto me interessa muito. ..
    Te mandei um email,cchegou direitinho?
    Que você tenha uma ótima semana e uma Feliz Páscoa, beijinhos, Katia.

    ResponderExcluir
  3. Deve ser um livro muito interessante, mas não consigo ler livros pela net, tem que ser mesmo em papel para poder manusear que é outro dos prazeres da leitura, folhear um livro.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Lucinha.

    Ainda não li livro pela net , quem sabe um dia eu não experimente. Pela suas palavras deve ser um livro ótimo, anotei o nome vou ver se leio em breve. Essa texto então que passou para nós muito lindo e tocante. Uma feliz semana amiga, que bom que resolveste seu problema e esta de volta. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Lucinha, tudo bem? Foi chato não lhe ver por aqui, mas foi ótimo para você, pelo seu entusiasmo. Ainda não fiz essa experiência de livro digital, apesar das muitas novas que tenho feito e que jamais sonharia fazê-las. Gosto também de tocá-los. A idade passa e a estrada vai se abrindo mais. Quando vou para a cama, vejo o canal GNT e assisti ao programa "Saia Justa" onde a discussão era sobre esse filme! Fiquei com vontade de ver ao filme, pois eu tenho receio de ter esse mal. Será hereditário? Parece que minha bisavó teve, mas foi breve. Meu super mega abraço e desejos de coisas ótimas para si!

    ResponderExcluir
  6. Lucinha! "Viva" que já resolveu o problema c o computador!
    Gosto de livro segurando na mão, rsss... Tenho lido muita coisa nos blogs e em pesquisas, mas prefiro mesmo o meu tempo na "poltrona"...
    O livro/filme devem ser bons... Triste essa doença, tive casos na família...
    Abrações... Agora vou fazer compras c o maridão...

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucinha, é horrível qd temos problemas com o computador. Principalmente se eles apagarem nossos arquivos. Mal de Alzheimer, é uma doença triste e silenciosa, já li um livro de um conhecido meu que teve essa doença e depois q ele faleceu sua esposa editou um livro contando a história dele e de como foi a trajetória da doença. o título do livro era "Ontem na terra, hoje no céu" ou talvez ao contrário, comprei o livro, mas como minhas coisas estão encaixotadas pois estou perto de fazer mudanças não dá para conferi o título. É uma doença em que a família toda sofre. Desejo um dia lindo para vc amiga. bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi querida, espero que já esteja tudo bem.
    Quero ver o filme. Não o livro ainda.
    E não gosto de ler online ....... só quero o livro nas minhas mãos rsrsr
    Muito triste essa doença. Toda família sofre demais.

    Espero você no Brasil, vamos comemorar nosso aniversário juntas!
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  9. Lucinha,
    Hoje pela manhã falei sobre o filme com minha mãe. Que ela está querendo ver. Ainda não vi o filme e nem li o livro. Mas fico com receio por ser muito triste. E ainda não me rendi ao livro digital, ainda prefiro o livro fisico. Adoro o cheiro!!!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  10. Eu não vi ainda mas li que é ótimo, e eu gosto de ver o filme depois correr pra leitura.

    bjokas e um dia abençoado =)

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Lucinha, um tema bem actual e que faz pensar!
    Não li o livro nem vi o filme, pois nas visitas que faço ao Lar de idosos todas as semana me deparo com situações semelhantes (embora em pessoas com um pouco mais de idade) sendo uma realidade bem triste e angustiante para as famílias, mas que ajuda muito a entender a problemática da doença!!
    Sobre os livros prefiro os de papel;)), mas cada vez tenho menos tempo para ler!
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Feliz Páscoa!
    Ailime
    (Um carinho para o meu afilhado Cido)

    ResponderExcluir
  12. Não li, ainda um livro via on line. Este livro que você leu, também ainda não li. Bom que seu computador, está, agora, funcionando bem. Tenha uma boa páscoa.

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucinha,
    Por que você acha que minha casa parece uma biblioteca, tem livros até no banheiro e escrevo todos os dias, por medo dessa doença. É a pior que conheço.
    Não gosto de livro digital, prefiro os de papel e de preferência cômicos, leio na área em frente a minha casa e rio até perder o fôlego. Tô nem aí quem escuta...
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  14. Prefiro o papel ,pegar nele ,fazer rabiscos por entre as frases que me chamam mais a atençao,se calhar sou antigo demais ,mas penso que nao kkkkkkkkk,beijinhos.

    ResponderExcluir
  15. Olá Lucinha, eu uma vez devido a uma grande publicidade comecei a ler um livro on-line, mas desisti...não é a mesma coisa que ler em papel, mas essa experiência serviu pelo menos para uma coisa: acabei por não comprar o livro, pois não gostei da história.
    Acerca do "Para sempre Alice" não li ou vi o filme. Deve ser interessante. Todos temos hoje em dia e infelizmente, noticias de amigos, familiares, conhecidos, que sofrem e morrem com essa doença. Lembrei-me agora mesmo que está a fazer um ano que faleceu um tio meu e a ideia com que fiquei é que a família é quem mais sofre com essa doença.
    Beijos e passe um Santa e Doce Páscoa.

    ResponderExcluir
  16. Uma história interesante, gosto mais do papel....beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  17. Olá Lucinha... Acho que ler um livro on-line é muito cansativo. Prefiro tê-lo em minhas mão e manusear as folhas de papel. Gostaria de ver o filme, tenho lido um pouco sobre a doença e fico deprimida em pensar no sofrimento das pessoas que tem que conviver com essa dura realidade.
    Abraços
    Nely

    ResponderExcluir
  18. Olá Lucinha, que bom você conseguiu resolver o problema do PC! Já li alguns livros online, mas prefiro pegar no livro sentir o cheiro! Ainda não li o livro e nem vi o filme, não sei se consigo ler e ver o filme!
    Tenho um amigo com Alzheimer, é muio triste ver uma pessoa que tinha tanta vida...e se apagou.
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  19. Olá Lucinha
    Eu não li esse livro mas as referências que li são excelentes e você só confirmou.
    Não gosto de ler livros online. Gosto de folhear, fazer anotações, reler trechos. É um prazer indescritível o cheiro que eles tem.
    Que bom que agora está tudo bem com seu pc
    Beijinhos no coração

    ResponderExcluir
  20. Oi Lucinha
    Computadores e seus mistérios!
    nos acostumamos a eles e depois eles pifam sem nos avisar , nem nada, rs
    eu ganhei um novo em dezembro, mas continuo usando o velhinho!
    todo dia eu prometo que vou usar o atual, mas achei meio estranho,

    Sobre o livro na tela, não sei não
    a minha vista anda cansada! Hoje por exemplo, troquei óculos
    acho que o oftalmo errou no grau, rsrs
    não estou me adaptando!
    deve ter algo errado! Então livro na tela hoje seria um desastre
    assim como o livro escrito! Acho que eu me acostumaria se tivesse uma vista mais
    normal.

    O filme seria ótimo assistir, mas eu durmo facilmente. O problema sou eu, rsrs
    Na família do Ricardo tem uma tia com essa doença e não tem sido fácil contornar.
    Uma amiga tinha o sogro com essa enfermidade, e aos poucos tudo vai paralisando, até que o coração seja tomado.
    Você disse uma verdade quando afirma que tudo vai bem quando a saúde está perfeita.

    um grande beijo





    ResponderExcluir
  21. Deve ser um ótimo livro Lucinha, e como você diz "um assunto bem atual" e muito doloroso...
    Quanto a leitura virtual, nunca experimentei...gosto mais do livro mesmo rsrsrs...
    bjus amiga!

    ResponderExcluir
  22. Amiga,voltei!
    Não resisti e hoje comprei o livro! Começo a ler daqui a pouco, depois te conto....Minha Fernanda disse que a historia é mesmo maravilhosa....Beijinhos, Katia.

    ResponderExcluir
  23. Oi Lucinha
    Uma Páscoa feliz e que Deus a abençoe sempre.
    Logo terei uma grande novidade para vocês: aguardem.kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Lindo e abençoado dia, Lucinha!!!!
    Ainda não li e nem vi o filme, mas já ouvi falar e imagino ser triste, pois essa doença é muito triste - não é só o esquecimento, mas o final é doloroso, com órgãos também se complicando.
    Como passei muitos anos da minha vida doente, sempre digo que não há maior bem no mundo que a saúde - física, mental e espiritual. Quando temos saúde, temos tudo o que precisamos para seguir firmes na fé em Jesus.

    Sou como vc - amo o cheirinho dos livros e manuseá-los também. Acredito que enquanto houver edições, não me renderei a tablets. Acho cansativo, já que fico o dia todo trabalhando na frente do computador.

    Uma PÁSCOA RECHEADA DE BÊNÇÃOS PRA VC E TODOS OS SEUS.

    Abração esmagador.

    ResponderExcluir
  25. BOM DIA, COLEGA LUCINHA!
    PARABÉNS PLEO LIVRO. TAMBÉM TENHO MUITA VONTADE DE TER UM LIVRINHO DE HISTORINHAS INFANTIS FELINAS PORÉM, NÃO VIRTUAL. OS TEXTOS E CAPA, JÁ FIZ. UM DIA, EU CHEGO LÁ! ;)
    EI, MOÇA!
    VENHA CONFERIR MINHA NOVA POSTAGEM EM "GAM DOLLS (2)". ESTÁ DUPLAMENTE FOFA!
    FICAREI FELIZ COM TEU COMENTÁRIO E SIMPÁTICA VISITINHA.
    TENHA UMA LINDA QUINTA E UM ÓTIMO FERIADÃO.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
  26. Lucinha sempre que um PC apresenta alguma anormalidade, um procedimento preliminar é fazer uma restauração dele, isto o próprio Windows tem, com isto você pode volta-lo dias e ate meses antes de apresentar o problema. Antivírus pago geralmente estão capacitados para barrarem as pestes virtuais. Não vi qual o que você usa. Eu uso o ESET SMART SECURITY já bem uns 15 anos sem traumas. Mas que bom que esteja normal, mas fica a dica.
    Ainda não tenho um leitor de livro, mas já li pelo Notebook livros baixados, mas confesso também minha preferência pelo de cabeceira. Penso que o Alzheimer esta muito comum atualmente por cá, e um livro que possa ajudar as pessoas a conviver com um paciente, deve ser muito bom.
    Boa e generosa indicação e analise de uma obra.
    Um abraço de paz.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Lucinha!
    Ainda não li o livro, mas assisti ao filme, que é muito bom, apesar de tão triste...
    Eu adquiri meu primeiro leitor digital em 2009, desde então leio livros digitais. Prefiro também o livro físico, porque gosto de manusear, de sentir o cheiro, de fazer minhas marcações e tal, mas o leitor digital é uma maravilha pra quem não tem tanta possibilidade de comprar livros em português, acaba facilitando muito a minha vida de leitora. Ler no PC não me agrada muito, porque cansa a vista e fico com dor de cabeça, mas no leitor digital acho ótimo, já me acostumei.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  28. Oi, Lucinha!
    Ainda não li o livro, mas assisti ao filme, que é muito bom, apesar de tão triste...
    Eu adquiri meu primeiro leitor digital em 2009, desde então leio livros digitais. Prefiro também o livro físico, porque gosto de manusear, de sentir o cheiro, de fazer minhas marcações e tal, mas o leitor digital é uma maravilha pra quem não tem tanta possibilidade de comprar livros em português, acaba facilitando muito a minha vida de leitora. Ler no PC não me agrada muito, porque cansa a vista e fico com dor de cabeça, mas no leitor digital acho ótimo, já me acostumei.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  29. Eu vi este filme e gostei muito da temática como foi abordada e da interpretação desta fabulosa atriz. bjs

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias