O povo Maori

Casa Maori
Apresentação de dança
Pronto pra guerra..Risos
As mulheres da tribo Maori
Ela esbanja simpatia

Os Maoris viajaram da Polinésia para a Nova Zelândia há mais de mil anos e são caracterizados como um povo tribal que, historicamente, ocupa mais de 79 locais por todo o país.

A sua maneira de viver é baseada na cooperação, lealdade e respeito, sendo centrada do marae, um terreno com uma casa de encontro que é adornada com entalhes estilizados de antepassados tribais. Os Maoris cultivam um profundo respeito espiritual por sua terra e pelas tradições relacionadas a ela.

O ressurgimento da consciência e orgulho em relação àquele patrimônio tem se tornado mais expressivo. Muito daquilo que é típico da Nova Zelândia deriva da cultura Maori.

Um dos aspectos característicos da cultura Maori são as canções de ação, usadas para exprimirem muitas das tradições Maoris e a grande fé de seu povo. A canção mais conhecida é a haka, a canção tradicional de guerra, interpretada pelos homens Maori e que é usada pela equipe neozelandesa de rugby de renome internacional, os All Blacks.


Dentro de milhares de fotos tiradas na nossa viagem pela Ilha do Norte, eu separei essas pra mostrar um pouco da cultura Maori.
A primeira foto mostra como é a casa de encontro deles. Pra entrar é preciso tirar os sapatos.  Aliás, isso é costume por aqui.
Assistimos a uma linda apresentação de dança e algumas demonstrações dos gritos de guerra e cultura.
Não fiquem assustados com a terceira foto..hahhaha Ele é bonzinho e muito simpático. Simpatia faz parte da vida do povo da Nova Zelândia.
Aos poucos eu vou mostrando mais sobre eles, cuja cultura é muito linda. Um povo que faz questão de não perder as raízes.
Eles vivem por todo o país, embora mais centralizados na cidade de Rotorua. Já falei um pouco aqui sobre as erupções vulcânicas por lá, mas eu pretendo falar e mostrar mais sobre esse assunto.
Um dos lugares que mais gostei na nossa viagem, e pretendo voltar para visitar outras tribos e aprender mais sobre essa linda cultura.
Espero que vocês tenham gostado de saber mais um poquinho sobre esse país que me acolheu.
Tenha uma semana repleta de bençãos.

17 comentários:

  1. que interessante essas informações que nos passas pois nada ou quase nada sabemos da cultura daí.

    Legal!
    Gostei das fotos e de saber disso! Um beijo, tudo de bom, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucinha
    Cada povo com suas tradições.
    E, através de você conhecer um pouco da Nova Zelândia,de uns dos povos que habita esse país está sendo muito interessante.
    Uma ótima semana
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi,Lucinha!
    É realmente muito precioso conhecer os costumes e tradições deste povo tão simpático. Eu já tinha ouvido falar sobre eles,e se eu não me engano, num dos livros que li sobre a família Schurmann ( aquela família de navegadores brasileiros,você lembra?) eles relatam alguns costumes e o dia a dia deste povo da Nova Zelândia. Deve ser muito enriquecedor,minha amiga, poder conhecer de pertinho a vida de um povo de tantas tradições. É sem dúvida,uma experiência que enriquece a nossa própria vida,e amplia os limites do nosso horizonte...
    Pois é,Lucinha, com essa experiência fantástica que você está tendo,morando em um país tão distante e tão repleto de belezas e diversidade cultural, eu acho até que você deveria escrever também um livro...Já pensou que legal? Imagino que você ainda vai ter tantas maravilhosas estórias para nos contar...
    Beijos pra ti,querida amiga, e uma semana iluminada!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Lucinha, eu adoro adquirir conhecimentos, gostei muito da sua postagem, aqui tem sempre coisa boa de se ler...
    Beijos e boa semana!
    http://blogdedoraregina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que gostosura saber tudo isso,Lucinha, mesmo eu já tendo algum conhecimento através de filmes, dos Mochileiros e também por causa de Sarah que morou aqui em minha casa. Gosto muitíssimo da cultura dos Maoris pelo respeito que eles têm pela terra, enfim pelos seres vivos em geral. Sarah me presenteou com dois "totens" feitos com uma madeira levíssima e muito aromática, pois tem cheiro de lápis importado. Quando eu os limpo, sempre fico um momento sentindo aquele cheirinho delicioso. Os olhos são feitos com aquela concha do mar , se não me falha a memória chamada de avalone. Não sei mais se é isso. Parabéns! É o que eu já lhe disse certa vez que: em estando aí, aproveite tudo, sugue tudo que puder, prove tudo que for possível e em voltando, traga tudo que puder! Meu abração de linda semana. Adorei mesmo o post!

    ResponderExcluir
  6. Continue mostrando sim, porque isso é algo de que gosto muito. Sempre que viajo, procuro registrar a cultura local.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Lucinha..
    Tive uma aula hoje com seu post.
    Muito bacana mesmo!!
    Vou até procurar mais informaçaçõs na internet a respeito.
    Fico no aguardo de novas noticias..cheia de curiosidade.

    Ps. Vc ja faz parte do meu dia dia. Ja ganhou meu coração faz tempo.

    Bj

    MA

    ResponderExcluir
  8. Olá Lucinha, Lindas fotos é muito bom saber um pouco da tradição e cultura do povo Maori em Nova Zelândia! Abraços e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu blog...voltarei mais vezes, com certeza. Já estou te seguindo.
    Bjk!

    www.diadeprosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ô CUMADI, QUE SARDADE DE VC! AQUI O VENDAVAR QUASE ME LEVOU JUNTO!MINHA CASA DESTELHOU CORRI PRA ROÇA E LÁ FOI UM POEIRÃO QUE SÓ!
    NA VIDA HÁ IMPREVISTOS, MINHA TIA ESTAVA AQUI P/TRATAMENTO MÉDICO NO H.C E DEPOIS O VENDAVAL,MAS TÔ APROVEITANDO HOJE PRA MANDAR UNS RECADINHOS, E UM ABRAÇÃO NA MINHA CUMADI QUERIDA! AMEI AS IMAGENS CUMADI! TUDO LINDOOOOOOOOOOOOOOOO! FUIIIIIIIIIIII SEGURAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA PEOAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucinha!
    Vivendo e aprendendo!
    Que cultura interessante, não conhecia!Obrigada pelo que aprendi aqui!

    beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  12. Lucinha, soube que houve mais um terramoto em Christchurch, espero que você esteja bem.
    Gostei de ver as fotos e saber mais coisas desse povo, outras culturas são assuntos que me interessam.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. acho muito interessante essa tal de nova zelandia, gosto muito de saber os costumes dai e as paisagens sao sem comentarios!! é ai que mora o TAZ??? lucinha, e o terremoto?

    ResponderExcluir
  14. Adorei saber um pouco mais sobre o povo maori e conhecer um pouco da cultura da Nova Zelândia.
    Esse final de semana fiz um espaço para compostagem lá no sítio conforme vc falou, fiz um buraco no chão mesmo e forrei com cerâmica.Não sei se vai dar certo.
    Agradeço a idéia!
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  15. Lucinha , estou comentando aqui no seu ultimo post , mas quero falar de sua bolsa menina, eu nem acreditei que vc estava falando serio rsss, tu tá brincando comigo que nao sabia costurar???? Fazer bolsa nao é facil nao, e eu já fiz tres e nunca com essa perfeição, está incrivelmente linda, meus parabéns, desculpe nao ter vindo antes pra ver.
    Obrigada pelos elogios da cozinha.
    Bjs
    Leila

    ResponderExcluir
  16. Interessante!! Não sabia nada sobre ele, só tinha ouvido falar do nome Maori...Adorooo teus posts!!

    Beijinhos
    Sheila
    http://vidasuculenta.blogspot.ie

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias