Gás metano - Imposto de pum de ovelha + Abandonar o blog? Jamais!

 
 Imagem comum nas fazendas da região.
Parar na estrada pra passar uma manada de ovelhas acaba sendo um divertimento, desde que elas não soltem pum... Rs
Aff é terrível!


Além dos comentários nos posts, eu recebo vários emails de leitores que comentam, dão opiniões e deixam mensagens de carinho.

E, em respeito aos que gostam de ler o blog pra saber algumas curiosidades da Nova Zelândia, trouxe hoje, um assunto diferente e curioso.

Esclarecendo também, que não tenho nenhuma intenção de abandonar o blog. Como comuniquei aqui, estou com muito pouco tempo livre pra internet, e pra montar um post é necessário editar fotos, corrigir textos etc. E isso leva bastante tempo.

A minha ausência nas atualizações, visitas e comentários é só por esse motivo. Mesmo assim, já estou me organizando para ter um dia de folga durante a semana, pra poder estar mais presente por aqui.
Atualizar o blog e interagir com vocês faz parte de minha vida. Não dá pra ficar longe por muito tempo. Risos

Então, pra falar um pouco da NZ, eu separei um assunto diferente, curioso, interessante e sério que é a preocupação com os problemas ecológicos.

Pra quem não sabe, a população da NZ é de aproximadamente 4.300.000. De ovelhas 35.000.000, conforme informado nesse reportagem. 
Portanto, têm mais ovelhas do que gente no país. 

Pra aqueles que  não tem tempo ou paciência pra ler todo o texto, leiam pelo menos onde está destacado em vermelho, que dá pra entender sobre o assunto.


Nova Zelândia quer reduzir o gás metano nas flatulências das ovelhas

France Presse

PALMERSTON NORTH, 3 Mai 2012 (AFP) -Para reduzir as emissões de CO2 atribuídas ao gado, os cientistas neozelandeses estudam uma maneira de purificar as flatulências das ovelhas, suprimindo o metano que os ovinos expelem para a atmosfera.

Os cientistas tentam principalmente compreender por que algumas espécies poluem mais do que outras e se alguns regimes alimentares são mais ecológicos.

"O aumento da atenção para a mudança climática e as novas tecnologias nos permitem esperar conseguir o que antes era impossível", explicou Peter Janssen do Centro de Pesquisas sobre o Gás com Efeito Estufa de origem agrícola.

Num laboratório de Palmerston North, na ilha do Norte do arquipélago neozelandês, os animais são fechados durante dois dias um por um em caixas herméticas onde há filtros que medem a frequência de suas flatulências e seus conteúdos.

Os cientistas esperam, graças à genética, poder elaborar uma vacina que impedirá os ruminantes de gerar gás metano (CH4), uma hipótese possível dentro dos próximos 15 anos.

"Agora podemos identificar esses organismos e designá-los especificamente para trabalhar em vacinas a partir de moléculas inibidoras que atacam apenas os micróbios que produzem o metano", explicou Peter Janssen.

Os ruminantes digerem seus alimentos parcialmente, fazendo-os fermentar no estômago antes de devolvê-lo - junto com uma importante quantidade de metano - para poder mastigá-lo mais facilmente.

As Nações Unidas estimam que 18% das emissões com efeito estufa no mundo se devem aos animais de gado. Mas a proporção é claramente mais elevada - da ordem de 50% - na Nova Zelândia, onde pastam 35 milhões de ovelhas e oito milhões de vacas.

O arquipélago investe 50 milhões de dólares neozelandeses (30,8 milhões de euros - 39,8 milhões de dólares americanos) em um programa de redução das emissões poluentes de origem agrícola.

Os agricultores, antes alheios aos problemas ecológicos, agora estão associados a estes trabalhos.

Em 2003, o governo criou um imposto para favorecer a investigação científica, mas teve de voltar atrás ante a pressão dos agricultores denunciando "o imposto dos peidos" (apesar de 90% das emissões, na realidade, serem oriundas de arrotos).

"Nem mesmo o grande público havia compreendido. Na Nova Zelândia é provavelmente justo dizer que somos céticos em relação à mudança climática", admitiu Rick Pridmore, diretor de desenvolvimento sustentável da Federação de Produtores de Leite.

"Mas isso mudou nos últimos cinco anos. Acho que agora os agricultores chegaram a um acordo", acrescentou.

A vacina pesquisada poderá melhorar as capacidades digestivas dos animais, e reduzir assim suas rações alimentares.

O metano (CH4) é emitido pelas zonas úmidas, a extração do carvão, a indústria do gás e do petróleo, as flatulências dos ruminantes e a decomposição dos dejetos orgânicos nos lixões.

Fonte da Reportagem - G1

Uma vez, minha amiga que tem uma fazendinha aqui perto, e já mostrei aqui, me ligou pedindo pra ir lá colocar ração para os animais.  As ovelhas resolveram soltar gases flatulentos enquanto eu cuidava delas. Foi uma experiência nada agradável. Risos 
Não posso imaginar 35 milhões de ovelhas, fazendo isso ao mesmo tempo. Misericórdia! Risos

Sei que o assunto não vai agradar a todos, mas me pediram curiosidades sobre a NZ. Obedeci. Risos
Vocês são testemunhas que não escrevi o nome verdadeiro do imposto. Ele só consta na reportagem do G1.

Tenham um abençoado Domingo

19 comentários:

  1. Nooossa Lucinha, menina como tem ovelha por ai heim?
    Parece que todo pé de Cristao tem umas 100 rsrsrs realemnte é pum até umas horas, aqui tb tem muiiiiiiiiiita rena, triplica o numero populacional, mas aqui só o povo sami pode criar rena, é fonte de renda exclusica do povo sami, aqui tb tme ovelhas assim no meio das estradas dancando na sua frente com essas carinha fofinhas, agora elas estao numa festa só, comecou a primavera e os proprietarios soltam elas nos pastos livres(depois de 6 meses prezas em estabulos coitadas) e elas adoram!! Por aqui Lu o mais curioso é que a carne de ovelha é bem carinha, mesmo sendo o produto nacional, tem epoca que t amais caro que o bife que vem do Brasil juro!! Existe um delicioso prato tipico da Noruega, feito com carne de ovelha e repolho, que se chama Furikål muiiiito bom, mas depois minha filha de tanto repolho vc solta pum como as ovelhas da NZ kkkkkk juro!!!
    Eu entendo demais seu lado correria ai Lu, e tenho mais que certeza vc nao vai nos abadona né?!? rss
    um grande beijo minha linda, boa semana, amanha aqui é dia de pentencoste estou de papo pra riba em casa por que é feriado hummmmm DILIIIIIIIICIA!! RSS BJS

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Lucinha!!!

    Que interessante, não sabia sobre esse big number de ovelhas!

    Como deixar esse mundo virtual? Esse encontro de diversidade, troca de informações, eu nos trópicos e vc em NZ, com outro clima e cultura. O estranhamento, a alteridade é ótimo para fazer nós sermos melhores como pessoas! É muito bom sempre ver vc no meu cafofo!

    Tenha um lindo domingão (sem pum de ovelha rsrsr).

    Beijãoooooooo

    ResponderExcluir
  3. Tapando o nariz daqui, li com curiosidade teu post. Que coisa! Nunca tinha pensado nisso!

    Agora passando para os cheiros bons, rs ,obrigado pelo carinho com o Kiko e foi tudo lindo mesmo na Neca.


    Ficamos na torcida que tenhas mais tempinho por aqui ,pois é sempre um prazer te ler aqui ou nos comentários!! Beijos,lindas fotos! chica

    ResponderExcluir
  4. rsrsrs eu queria ter uma fazendinha de ovelhas! no caminho para poços de caldas tem uma cidadezinha na beira da estrada que tem uma fazendinha de ovelhas rsrsr quanto a vir no blog poucas vezes...conhece aquela " pinga mas nao seca"??? rsrsrsr

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga Lucinha!

    Menina,tô impressionada!Nunca pensei nisso antes!Que coisa incrível!Olha que já morei em fazenda,onde havia muitas vacas e bois e o curral era perto de minha casa...já pensou se os puns das vacas fossem como os das ovelhas?
    Quanto ao tempo para blogar,amiga,passei uma semana com visita em casa e vi como é horrível não se ter como nem mesmo comentar os posts dos amigos...mas desistir do blog,jamais!Este relacionamento que a gente tem,esta troca de experiências,enriquecem as nossas vidas e nos tornam mais ágeis no pensar...como ficar sem isto?Uma vez por semana posto e todos os dias leio e comento.Creio que está de bom tamanho.Hoje,como é domingo e minha irmã está em casa,passeio menos pelos blogs.
    Bjssssss e um lindo dia para você,
    Leninha

    ResponderExcluir
  6. Você chegou a ler um e-mail que lhe enviei falando do efeito estufa e mudanças climáticas e inclusive dos puns das ovelhas? Aqui no Brasil é o gado. Mas eu acredito que há esperança para tudo! Deus não permitirá que sua criação fracasse! Fiquei feliz de saber de você! Tenha dias lindos por aí! Abração!

    ResponderExcluir
  7. Eu amo ovelhas... Uma vez até fomos ver pra comprar uma pra minha caçula mas ela ficou com medo. Muito esclarecedor o seu posto... Aprendi mais uma... Bom domingo

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucinha....
    Desculpa a minha ausencia..
    saudades muitas!!

    Muito baca esta sua postagem, nos mostrando um pouco das suas caracteriscas.

    Quanto ao Pum das ovelhas..imagino esmo naos er nada agradavel..mas mesmo assim serve pra outra coisa! rs

    Um beijo.. e nao pare nao de bloguear!!

    ResponderExcluir
  9. HaHaHa!!! Ai Lucinha amei ler tudo!!! Sempre vi esses bichinhos no interior mas não sabia dessa questão tão peculiar srsrsrs. Do jeito que vc descreveu deu pra perceber que estar no meio deles no momento exato da descarga deve ser um horror... Impressionante como está mobilizando o país né!!! Adoro vir aqui ler seus textos. Beijão e tenha uma semana de bençãos e paz.
    cantinho da galega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá amiga Lucinha,
    Este assunto é realmente muito sério e desconhecia este facto!
    Embora sorrisse, achei muito interessante as medidas que o governo NZ tomou e o trabalho dos investigadores no sentido de minorar o problema!
    Tudo a bem do nosso querido Planeta!
    Grata por partilhar este assunto! Realmente é muita ovelha por aí:)!
    Desejo-lhe uma excelente semana e muito grata pelo seu carinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga!
    Belíssimas fotos!
    Como é bom vir aqui e conhecer um pouco da cultura (curiosidades) de NZ.
    Amo ovelhas! Pena que estamos acabando com a criação, pois as terras estão sendo arrendadas para plantio de cana.
    Abraços! Uma semana abençoada e feliz pra ti.

    ResponderExcluir
  12. Fui olhar, no mapa, onde ficava Nova Zelandia e me assustei com a distancia, Lucinha. Qtas horas daqui para aí?

    ResponderExcluir
  13. Lucinha querida, muito obrigada pelo seu comentário.
    Abandonar o blog está fora de questão. Quem mandou você criar laços e profundos afetos do outro lado do mundo!?
    O imposto sobre os gases das ovelhas é hilariante!!!
    beijos minha querida.

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucinha! Obrigada pela visita e pela dica, não tinha conseguido, mas dessa vez consegui por o link do blog, super interessante as matérias aqui, e também gosto do Amyr Klink, li cem dias entre céu e mar, adorei, você já leu? Bjs, vou brincar um pouco com o Netinho, seu cavalinho fofo! Mari

    ResponderExcluir
  15. Lucinha, interessante a população de ovelhas do país. Cada um com a sua mania. Rsrsrs.
    Os olhos azuis da Lara, são herança da mãe. Foi mais um presente que ganhamos. A familia está muito feliz. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro estas postagens que você faz sobre curiosidades daí, conhecimento nunca é demais, menina mas este lugar tem muita coisa interessante, fiquei imaginando: ainda bem que coco de ovelha é pequeno,imagina este nº todo fazendo as necessidades.hehehehe
    Tem muita gente enrolada( blog) por falta de tempo, menos a Chica( não sei como ela dá conta.hehehehe
    Cut beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucinha!

    Gente, olhando para esse fato com os olhos de fora é difícil de imaginar! Imposto sobre o gases dos animais! É até um tanto cômico, se nao fosse sério.
    Mas sobre escrever no blog, é uma delícia! O Feedback que agente recebe também é muito bom, mas claro, envolve tempo e dedicação...

    bjsss

    ResponderExcluir
  18. Oi Lucinha!
    Menina, o que é isso, quanta ovelha! É complicado mesmo. Desconhecia esta realidade.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. Lucinha! pai do céu!!! se os políticos aqui do Brasil resolvem criar imposto até para dar um "peido", tamo perdidos!!!
    Muito interessante a reportagem

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias