As aparências enganam - Cogumelos



Amanita muscaria


Eles fizeram morada em um canteiro de rua.
Não sei o nome dessa espécie, mas parece ser da mesma família.


Qual a diferença entre cogumelo comestível, venenoso e alucinógeno?

Como existem muitas espécies de cogumelos - fala-se em 1,5 milhão - e nenhuma característica física denuncia a presença de veneno ou substâncias alucinógenas, é muito difícil (e perigoso) diferenciá-los no "olhômetro". Para piorar as coisas, estima-se que nem 5% das espécies estejam classificadas na literatura biológica. Isso significa que nem um micologista (especialista em fungos) muito experiente pode enfiar na boca um cogumelo achado no meio da floresta. Mesmo que ele se pareça muito com uma espécie comestível, é bom desconfiar, afinal um mesmo gênero pode ter espécies que matam, deixam doidão ou, simplesmente, enchem a barriga (veja o exemplo do gênero Amanita nas fotos abaixo). Em laboratório, há duas formas de se identificar um cogumelo: análise morfológica e bioquímica. A primeira nada mais é do que comparar as características da espécie encontrada com as das já identificadas e cata-logadas nos livros científicos. Para isso, leva-se em conta o formato, as medidas e a coloração do cogumelo. Mesmo que ele se pareça com alguma espécie conhecida, por precaução é analisado por um bioquímico treinado para identificar a presença de toxinas (como a alfa-amanitina, encontrada no Amanita phalloides) e substâncias alucinógenas (como a psicilobina, do Psilocibe cubensis).
Será que ele é?Estes três cogumelos são do gênero Amanita, mas seus efeitos são totalmente diferentes.

ALUCINÓGENO
Amanita muscaria: Um pedacinho de 1 grama pode te deixar zureta por várias horas. É um dos alucinógenos mais antigos da humanidade

VENENOSO
Amanita phalloides ou "chapeu-da-morte": 50 gramas são suficiente para matar uma 
pessoa. 

COMESTÍVEL
Amanita caesarea: Não existe no Brasil, mas faz muito sucesso nas cozinhas européias. Pode ser comido cru, em saladas, sem perigo de intoxicação.

Fonte de Pesquisa e texto: Revista Mundo Estranho.

Quem gosta de jardim, gosta de cogumelos. São lindos. Naturais ou artificiais, eles enfeitam. Inclusive, a menininha do layout do blog está sentada num deles. 

Eu nunca havia visto  de perto cogumelos naturais e grandes como esses, e quando os vi de longe, pensei que fossem artificiais e decorativos. Curiosa que sou, fui lá conferir.

Já sabia que algumas espécies são perigosas, mas nunca havia me atentado pra isso. Pensei em postar somente as fotos, e não falar sobre eles, e pelo que li, achei melhor compartilhar com vocês.

São lindos, porém, muitas vezes, perigosos. Eu não coloquei a mão, apesar de ter dado vontade. E, claro que não comeria, sem antes saber do que se tratava. Também não arrancaria, mesmo estando em local público. Só não poderia deixar de registrar, e aprender mais sobre eles.

Os cogumelos são muito apreciados na culinária daqui. É fácil encontrar os comestíveis nos supermercados. Eu não gosto muito, a não ser no estrogonofe. 

"Nem tudo que reluz é ouro". W.Shakespeare.

PS. Perigosos, ou não, eles fazem parte da natureza, e se estão nela, é porque são necessários.

Um lindo dia!

37 comentários:

  1. Um perigo né Lucinha?
    Gostei de saber mais sobre, lembrei das faveiras do cerrado, existem uma variedade imensa, e nem todas estão catalogadas.

    Tenha um dia luz!

    Bjooooo

    ResponderExcluir
  2. Lucinha, que lindos! E BOTA GRANDE nisso!

    Parecem cogumelos de ITU,rs...

    Adorei ver e fiquei imaginando aquele comestível o quento de pratos daria.

    Nós adoramos aqui e mcasa e comemos sempre, mas os nossos: pequeninhos, branquinhos, mini cogumelos e perto desses teus, parecem piolhos,rs

    beijos,tudo de bom e é amanhã.Falta só uma noie e logo cedo ele chega!! Coisa boa! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi flor! Muito bom saber mais sobre eles... mas nunca comeria uma coisinha tão fofinha como esta! Nem parece ser de verdade! rsrsrs bjinho

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucinha
    Adoro cogumelos...
    Os que eu comi eram bem diferentes, pequenos e brancos em cima e e embaixo
    O blogueiro que eu pedi Luz tem 2 blogs:
    portodaminhavida.blogspot.com.br
    poramorr.blogspot.com.br
    Ele está com câncer, é um anjo de pessoa.
    Precisei da um solavanco, pois a maioria o abandonou. Infelizmente somos lembrados quando estamos na ativa e na maioria das vezes se temos dinheiro para festas.
    Onde está a solidariedade dos amigos?
    Obrigada
    Beijos Lua Singular

    ResponderExcluir

  5. Lucinha,
    acho os cogumelos muito bonitos e me passam uma aparência de mistérios...
    Gostei demais do seu post, aprendi bastante sobre eles...
    Fotos legais!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. Muito bom e esclarecedor o seu artigo, Lucinha. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucinha, lindos esses cogumelos, bom saber mais, eu não sabia que poderiam ser venenosos, adoro tb no estrogonofe.
    Tenha um dia lindo, bjs!

    ResponderExcluir
  8. Querida Lucinha!
    Realmente são lindos os cogumelos que você encontrou, e parecem mesmo ser da espécie "Amanita muscaria",que sempre habitou as florestas temperadas da Europa, e cuja beleza e mistério serviram de inspiração para os mágicos cenários dos contos de fada. Impressionantes e de aparência chamativa,podem mesmo provocar reações desagradáveis naqueles que não os conhecem. É verdade que o mundo dos cogumelos ainda é muito misterioso até para a própria Ciência,e que muitas espécies são mesmo venenosas ou alucinógenas...Nunca se deve tocá~los sem saber de qual tipo ele se trata. Mas há muitos deles que são comestíveis e deliciosos,fontes de proteína e de muitas vitaminas e sais minerais.E ainda há muitos que tem importância farmacológica e são usados em muitos medicamentos importantes. Mas o papel mais importante deles,sem dúvida,é na cadeia ecológica como "decompositores" da matéria orgânica,auxiliando na "volta à terra" dos elementos químicos dos seres já sem vida.Então,amiga, podemos dizer que são mesmo um grupo especial de seres vivos, e que merecem a nossa atenção, estudo e fascínio...Embora a maioria das pessoas mal notem a existência desses seres, a não ser num bom prato de "estrogonofe"...(Rs...) Eu simplesmente acho-os fantásticos do ponto de vista científico e lindos,do ponto de vista poético,pois suas formas diversas,coloridas e encantadoras nos fazem mesmo lembrar dos nossos queridos contos de fada... E acima de tudo,os cogumelos são mesmo incríveis seres vivos e pequenos mistérios desse nosso planeta!Adorei o post,amiga e fiquei contente em ver estas tuas belas imagens de cogumelos aí da maravilhosa Nova Zelândia!
    Beijo grande e carinhoso no teu coração!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  9. Lucinha querida,

    o cogumelo é lindo igual aquele da Alice no pais das maravilhas! E tá mordidinho. Algum inseto ficou "viajando" hehe!

    Bjinhos e muitas bençãos nesse dia!

    ResponderExcluir
  10. LUCINHA!! QUE LINDO! amei as imagens! só passou uma coisa pela minha mente, fadas :))

    parece que neste da primeira foto algum animalzinho já passou a língua nele, esse é forte!!
    rs

    ResponderExcluir

  11. Olá Lucinha,

    Desconhecia estas características dos cogumelos e achei muito importante a divulgação, considerando a espécie venenosa de alguns deles.
    Confesso que não gosto dos cogumelos comestíveis. Até no estrogonofe eu os separo no prato-rsrs, mas pelo que vi das imagens eles são lindos de se ver.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Olá Lucinha, nunca vi ao vivo um cogumelo tão lindo como esse que nos mostra! Os cogumelos são muito enganadores e por aqui já tem havido graves problemas por envenenamento. As autoridades normalmente avisam. Quando era criança adorava ir com a minha avó ao pinhal onde ela sabia que se podiam apanhar cogumelos que não davam problema. Bem branquinhos, muito gostosos. Adorei seu "post" muito importante e esclarecedor. Um beijinho e um bom fim-e-semana. Ailime

    ResponderExcluir
  13. Vivendo e aprendendo. Que coisa mais linda é esse cogumelo! E tão perigoso, né? Eu do jeito que sou curiosa já ia tocando mesmo...rsrs... adorei o post
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  14. O seu post fez com que eu conhecesse um pouco sobre os cogumelos. Sempre é bom aprender.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Lucinha, valeu por compartilhar sua pesquisa! Eu já ouvi falar que quanto mais bonito é o cogumelo, mais perigoso ele é! Eles num canteiro de rua, podem atrair crianças ou cães... perigoso! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  16. Olá Lucinha, o Fabiano postou a primeira foto no Facebook, achei muito lindo e vim conhecer seu blog, já estou seguindo. Realmente são lindos e perigosos, eu como só gosto de olhar, não tem problemas, mas para crianças é muito perigoso. Amei a postagem. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucinha!
    Gostei muito de saber mais sobre cogumelos,eles me lembram muito histórias infantis, contos de fadas, florestas mágicas...
    Quando era criança, adorava desenhar cogumelos, eram iguais ao Amanita Muscaria...ele é muito lindo!
    Adorei teu post!
    Tenha uma linda noite!
    bjus!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite minha querida !
    Trago um abraço bem grande pra vc !
    Fiquei realmente a saber muito do que desconhecia,pois aqui na minha região não temos cogumelos,deve ser pela terra que é muito seca...mas foi uma aula e tanto,muito grata...
    bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
  19. Eles são bonitos e até enganam, Lucinha.
    Mas eu sou medrosa e nem chegaria perto

    ResponderExcluir
  20. Por via das dúvidas vamos só adimira-los, eles são lindos.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá Lucinha, e que tudo esteja bem!

    Muito boa postagem, obrigado por compartilhar belas imagens e informações sobre este ser vivente que também feito nós faz parte desta fabulosa natureza!

    E agradeço por tua generosa visita por lá e comentário. Assim deixo cá meu desejo para que tenha sempre esta felicidade intensa em teu viver, abraços e, até mais!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Lucinha!!
    Acho que já passei por riscos sem saber!
    De vez em quando aparecem nos vasinhos, cogumelos marrons e pequeninos - eu tirava com a mão. Não sabia que poderiam ser venenosos.
    Também achei que os da imagem que postou, fossem de enfeite... nunca vi cogumelos coloridos.
    Será que os insetos ficam dopados com os cogumelos alucinógenos?
    Na roça, sempre vemos uns malucos procurando cogumelos nos estrumes das vacas. Povo nojento, heim?
    Beijus,

    ResponderExcluir
  23. Dearest Luchinha,
    Oh, how colorful and beautiful these mushrooms are♡♡♡ But you sure were right not to touch them(^_^)v When autumn comes, we hear news about some people accidentally eat these poisonous ones after enjoying mushroom hunting.
    I've never seen one like these with my own eyes. We use variety of mushrooms for Japanese food and enjoy them in Japan(*^_^*)

    Sending you lots of love and hugs from Japan, xoxo Miyako*

    ResponderExcluir
  24. Querida amiga Lucinha !!

    Perdoa-me a invasão de seu espaço, mas me foi indicado pela nossa amiga comum, Severa. Ela indicou-me e pediu-me para visitá-la. Gostei muito do que vi. É belo e elucidativo.Com o tempo, se me permitir, voltarei mais vezes, ok?
    Beijos de luz !!!

    POETA CIGANO - 24/05/2013
    "Poesias do Poeta Cigano"

    http://carlosrimolo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Lucinha!
    Mate-me uma curiosidade; Você é brasileira? Se como foi para como foi parar em Nova Zelândia.
    Um dia meu filho queria ir aí e não deixei...
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  26. Lucinha,
    pensei que a imagem fosse dum livro de contos de fada, rsssss...eu só havia visto uns destes com tal coloração em desenhos.São liiiindos, menina.Parecem vindos da Terra de Alice.
    Penso como vc, se estão na natureza tem sua razão de existir, nem que seja pra fazer bem aos olhos.
    Boa sexta aí.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  27. Somente hoje, pude estar aqui para ver que é verdade que os cogumelos dos livros que eu lia, e adorava desenhá-los, quando pequena, existem mesmo! Que show, Lucinha! Deus é Pai, soube nos presentear! Li um livro sobre o salmo 23 que jamais esquecerei, só esqueci o nome e o autor, rsrs, que dizia que o bom pastor, seguia na frente para tirar os cogumelos venenosos. Seriam estes, não? Grande abraço! Tenha um lindo e harmonioso final de semana!

    ResponderExcluir
  28. Olá Lucinha,
    Sedutores e traiçoeiros os cogumelos. Na minha aldeia natal temos muito respeito pela espécie mas apanha-se apenas uma qualidade designada por míscaros, que à semelhança do bacalhau, dá para cozinhar de várias maneiras.Deliciosos.
    Fui passar uns dias às origens e a minha mãe presenteou-me ao jantar com um arroz de míscaros, acompando por excelente carapauzinho frito. Divino.
    Ainda trouxe um saquinho.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  29. A natureza cria maravilhas boas de descobrir, de ver, de apanhar e de saborear, não é verdade Lucinha?
    Quanto às diferenças entre os venenosos e comestíveis, por aqui, devido a casos de envenenamento, já se organizam eventos, os chamados "passeios micológicos", que para além da sã convivência natural e das provas de várias variedades de cogumelos há ainda palestras sobre as propriedades e sobre a segurança do uso desses fungos. O que é bom, porque por cá, no Outono, há muitas pessoas a apanhá-los desenfreadamente para comercializar e nestes passeios há ainda o cuidado de ensinar boas práticas sobre o modo de os recolher, para que as pessoas não destruam um património que a floresta nos dá.
    Gostei do texto e das imagens inseridas nesta "peça".

    Beijo e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  30. Lucinha, achei muito útil o teu post!
    Todos os anos morrem pessoas, aqui no norte de Portugal, que se aventuram colhendo cogumelos que acabam por ser letais.
    Adoro cogumelos, mas não corro riscos.
    Compro apenas nos supermercados os que são produzidos em estufa.
    Agora que são lindos, lá isso são.
    Bom fim de semana, querida!

    ResponderExcluir
  31. Amiga Lucinha

    Nasci no campo, creio que só há lá uma qualidade de cogumelos a com uma cor acastanhada muito clara. Havia quem julgasse saber identificar os comestíveis. A mim nunca me tentaram e nunca houve problemas com que comeu, daí que imagine serem todos bons.
    Coloridos nunca tinha visto.
    Beijos de amizade

    ResponderExcluir
  32. Oi Lucinha: vou te contar um segredo... também não tenho dotes culinários e não gosto de ficar cozinhando o trivial. Mas receitinhas fáceis e diferentes, eu me animo a fazer... Mas tem que ser fácil senão me atrapalho toda! rs...rs...rs... Bjks e bom final de semana! Tetê

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde minha amiga Lucinha. Puxa, nunca antes tinha visto cogumelos do tamanho desses que você fotografou... eu, por via das dúvidas, se encontrar algum vou deixar longe da boca... já pensou se eu fico DOIDÃO? KKKK. Vamos viajando, logo mais vou até a praia da Guarda do Embaú para bater fotos da lua cheia. Um grande beijo.

    ResponderExcluir

  34. Lucinha, voltando p desejar UM ÓTIMO FIM DE SEMANA P VOCÊ E FAMÍLIA!!!

    MUITA PAZ E SAÚDE............

    ResponderExcluir
  35. Boa noite,Lucinha!
    Lindo..exóticos.

    Um abraço com carinho.

    Sinval

    ResponderExcluir
  36. Oi, Lucinha,

    Perigosos ou não esses cogumelos são encantadores, parecem até artificiais, rsrs.
    Um dia desses percebi dois cogumelinhos no vaso de minha orquídea
    (observo este vaso todos os dias e te garanto, eles brotaram já "adultos" durante a noite, rsrs. Mas no dia seguinte murcharam, tiveram uma existência curtíssima, rsrs).

    Beijoca!

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias